www.hydrapreciosa.blogspot.com

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

UFERSA ABRE 600 VAGAS PARA CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NO RN

Inscrições nos cursos da Ufersa vão de 22 de dezembro a 22 de janeiro. Modalidade à distância



A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) abriu processo seletivo para ingresso em dois cursos de aperfeiçoamento destinados aos profissionais do magistério da educação básica da rede pública de ensino. Os cursos serão ofertados na modalidade à distância pelo Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da Ufersa.

Para o curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental serão ofertadas 300 vagas, sendo 270 destinadas aos profissionais do magistério da educação e 30 destinadas à demanda social. As inscrições serão realizadas preferencialmente pela internet no período de 22 de dezembro a 22 de janeiro.

Já para o curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado são ofertadas 300 vagas para todo o Brasil, acontecendo integralmente na modalidade à distância. As inscrições iniciam no dia 23 de dezembro de 2014 e se estendem até às 23h59min do dia 21 de janeiro de 2015.

Os cursos serão ofertados na modalidade à distância pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Ufersa, fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), de acordo com as normas contidas nos Editais.

Para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental serão ofertadas 300 vagas, sendo 270 destinadas aos profissionais do magistério da Educação e 30 destinadas à demanda social. As inscrições serão realizadas, preferencialmente pela internet no período de 22 de dezembro de 2014 a 22 de janeiro de 2015.


Já para o Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado são ofertadas 300 vagas para todo o Brasil, acontecendo integralmente na modalidade a distância através de atividades e avaliações realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ufersa. As inscrições iniciam no dia 23 de dezembro de 2014 e se estendem até às 23h59min do dia 21 de janeiro de 2015.

http://assecom.ufersa.edu.br/2014/12/23/educacao-a-distancia-abre-selecao-para-600-vagas-em-dois-cursos-de-aperfeicoamento/

O QUE DEUS ESTAVA PENSANDO AO ENVIAR JESUS À TERRA COMO UM BEBÊ INDEFESO?


Talvez precisemos reaprender o que significa ser família.

Quando o Verbo de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, decidiu vir ao mundo, Ele escolheu nascer em uma família, como um bebê indefeso. Pense no quanto isso é belo!

                                    E pense também no quanto isso é estranho...

Se Ele tivesse me pedido sugestões (e temos que agradecer por Ele não ter pedido!) sobre como fazer a entrada na história mais importante de todo o universo, eu teria sugerido uma estratégia completamente diferente, algo que as pessoas não pudessem ignorar, algo que nunca fosse esquecido, algo majestoso, até um pouco espalhafatoso, algo realmente grande! Afinal, uma das vantagens de ser onipotente é que você pode fazer o que bem quiser!

Que tal chegar numa carruagem de fogo, cercado por todas as hostes celestiais? Ou entre relâmpagos e trovões, ou talvez no meio de um terremoto (mas não daqueles graves)? Enfim, uma entrada triunfal que chamasse com plena certeza a atenção do mundo inteiro?

Ou, se a pirotecnia celeste fosse mesmo considerada vistosa demais, por que não simplesmente emergir do Santo dos Santos no Templo de Jerusalém? E ao som de algumas trombetas do paraíso, pelo menos... Ou, se é para ser ainda mais sutil, por que não esconder-se dentro do Santo dos Santos (que, afinal de contas, era a casa dele) até o único dia do ano em que o sumo sacerdote podia entrar lá? “Olhem só quem eu encontrei”! Isto é que seria uma surpresa!

Mas se Ele ainda insistisse tanto em nascer (o que parece um tanto inconveniente e ineficiente), por que então não nascer como filho do imperador de Roma? O palácio dos Césares, mesmo não tendo água encanada, pelo menos teria sido muito mais confortável do que nascer no cocho em que os animais comiam! Afinal, se a ideia de vir ao mundo era que as pessoas o conhecessem, ser filho do imperador teria tido várias vantagens!

Nosso Senhor, porém, tinha outros planos. E o plano realizado, agora que pensamos nele com calma, acabou sendo memoravelmente muito maior do que a vã e melodramática abordagem que a sabedoria deste mundo teria escolhido. O drama do seu nascimento, de nascer de verdade, ou seja, de escolher vir ao mundo como um bebê indefeso, proclama de uma forma verdadeiramente inesquecível a profundidade do Seu amor, não apenas ao se tornar um de nós (como se isto não fosse o suficiente!), mas também ao nos conceder a dignidade imensa de poder abraçá-lo e cuidar dele. É isto o que recordamos no Natal e, espero eu, todos os dias. Mas o fato de Ele ter nascido em uma família, o significado de longo alcance deste gesto, nós muitas vezes ignoramos. Por que em uma família? Há outras maneiras de nascer e, como vimos, de fazer uma entrada triunfal no mundo.

Ele escolheu nascer numa família porque era com isto que Ele já estava habituado.

Ele veio de uma família. Costumamos falar da relação, da vida interior das pessoas da Santíssima Trindade, em termos de uma comunhão de pessoas, mas não como uma família. E algumas das grandes expressões teológicas, inadequadas como toda expressão humana, conseguem tocar na beleza desta misteriosíssima vida interior: por exemplo, “perichoresis”, que se refere à intimidade, à inabitação das Pessoas Divinas, a sua coinerência, e, deliciosamente, o eco de luz da palavra grega “dançar”, cujo radical faz parte do termo “perichoresis”, de modo a imaginarmos a grande e eterna “dança” de alegria das Pessoas Divinas. No entanto, a ideia de família, como a unidade vivificante e sustentadora que é a base de tudo, não é uma expressão ruim para a comunhão de amor que é a Trindade.

Pertencendo, pois, à família inigualável da Trindade, formada pelo Pai que ama o Filho, pelo Filho que ama o Pai e pelo Espírito que é um amor tão real a ponto de ser uma Pessoa, não nos surpreende que o Verbo, agora feito carne, queira viver em uma família humana. E assim Ele transformou a dignidade natural da família humana numa dignidade maior ainda: reforçando, enobrecendo, elevando a família humana para que ela participe até mesmo da vida interior da Família que é a Trindade, à qual todos nós somos convidados.
É claro que a Sagrada Família, com os exemplos incomparáveis de humildade e mansidão que Maria e José manifestaram de forma proeminente, se torna um verdadeiro e muito necessário guia, para nós, de como viver em nossas próprias famílias: seu exemplo de união, de vida fiel e de capacidade de sacrifício se tornou a luz para a nossa própria vida em família. Mas há mais ainda.

A Festa da Sagrada Família ressalta não somente o início da nossa compreensão do que é uma família e da nossa participação nesta graça (ou seja, as nossas próprias famílias particulares); não somente aviva o nosso olhar sobre a finalidade suprema, sobre o grande convite e a honra mais sublime (ou seja, participar da Família da Trindade); mas também nos dá os meios para aperfeiçoar essa compreensão e para atingir essa finalidade, mostrando-nos a profunda natureza da Igreja, que é a família dos filhos de Deus.

Como é triste que, tantas vezes, a Igreja seja vista como uma instituição (o que, naturalmente, é necessário que ela seja para existir neste mundo e cumprir a sua missão) e não principalmente como uma família. Nós nos chamamos uns aos outros (espero) de irmãos e irmãs, chamamos as freiras de irmãs, os religiosos de irmãos, os sacerdotes de padres ("pais", o que é uma alegria magnífica para os sacerdotes!), Maria de nossa Mãe e Deus de nosso Pai; no entanto, esses termos podem se tornar tão corriqueiros que nos esquecemos da realidade que eles expressam: que nós somos uma só família, grande, irascível de vez em quando, sofredora, alegre... Enfim, uma família!

Assim, eu tenho que admitir a inteligência de nosso Senhor ao escolher nascer, e nascer numa família, coisa muito mais profunda que qualquer alternativa que poderíamos imaginar. Nesta festa da Sagrada Família, poucos dias depois do nascimento de Cristo, vemos o que as nossas próprias famílias podem se tornar a exemplo da Sagrada Família, tanto na grande família da Igreja, à qual já pertencemos, quanto na intimidade e na glória inexprimível a que somos convidados

http://www.aleteia.org/pt/religiao/artigo/o-que-deus-estava-pensando-ao-enviar-jesus-a-terra-como-um-bebe-indefeso-5771714986246144?page=2na grande Família da Trindade.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O CATÁLOGO DAS DOENÇAS NA IGREJA, SEGUNDO O PAPA FRANCISCO.
“São doenças e tentações que enfraquecem o nosso serviço ao Senhor. Ajudar-nos-á o catálogo das doenças – seguindo o caminho dos Padres do deserto"
Irmãos e irmãs, tais males são naturalmente um perigo para todo cristão e todo padre, congregação, paróquia, movimento eclesial... e podem acontecer tanto em nível individual quanto comunitário.



Sentir-se "imortal", "imune" ou "indispensável"
O "martalismo" (de Marta, a excessiva operosidade)
O empedramento mental e espiritual
O excessivo planejamento e funcionalismo
A má coordenação
O Alzheimer espiritual
A rivalidade e a vanglória
A esquizofrenia espiritual
As conversas fiadas, os murmúrios e as fofocas
Divinizar os chefes
A indiferença diante dos outros
A cara de funeral
O acumular
Os círculos fechados
As ambições mundanas, os exibicionismos

Em seu tradicional discurso de votos de Feliz Natal à Cúria Romana, nesta segunda-feira (22), o Papa Francisco listou um catálogo das doenças registradas entre os membros com responsabilidades na Igreja, doenças que a levam ao "mau funcionamento".
Fonte: Aleteia

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

É CAMPEÃO! FANNING CAI, E MEDINA CONQUISTA O HISTÓRICO TÍTULO MUNDIAL



Fenômeno brasileiro de 20 anos conta com vitória do compatriota Alejo Muniz sobre o australiano para comemorar o primeiro caneco de campeão mundial do surfe nacional.

Após 38 anos de surfe profissional, o Brasil conheceu nesta sexta-feira o seu primeiro campeão mundial da elite do esporte, o WCT. Coube ao jovem Gabriel Medina, de apenas 20 anos, a glória de eternizar-se na história, na cultuada praia de Pipeline, no Havaí.
Para assegurar a conquista do caneco mesmo sem estar na água, o paulista de São Sebastião, que havia se classificado as quartas de final com uma vitória emocionante, contou com a ajuda preciosa do argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, que derrotou Mick Fanning por 6,53 a 2,44 na terceira bateria da quinta fase e foi às quartas de final, acabando com as chances de o australiano dono de três títulos mundiais ultrapassar os 60.000 pontos já garantidos do líder, Medina, na classificação do Circuito Mundial de Surfe.

Terminar à frente de Mick ou chegar na final era tudo que Medina precisava para conquistar o histórico caneco na meca do surfe. Vale lembrar que Alejo já tinha dado uma grande ajuda ao despachar o mito americano Kelly Slater na terceira fase.

É fantástico. Eu não sei exatamente o que dizer. Eu quero agradecer Alejo por me ajudar. Eu amo essa torcida. Eu quero muito celebrar com todas essas pessoas, com meu pai e minha mãe.

Eu sonhava com isso e agora virou realidade - afirmou Gabriel, que abandonou a bateria dele de quartas de final contra o compatriota Filipe Toledo para comemorar o título, mas depois voltou para a água quando faltavam pouco mais de dez minutos para o fim e, mesmo assim, o novo campeão acabou levando a melhor por 4,30 a 3,27 e avançou à semifinal em Pipeline.

Mesmo depois de comemorar bastante e se emocionar, Gabriel voltou para a água, conseguiu chegar na grande final em Pipeline e ser vice-campeão. Foi uma decisão épica e decidida nos últimos segundos.

O novo campeão mundo ainda tirou uma nota 10 - o único da etapa -, em tubo perfeito de backside, na final contra o australiano Julian Wilson. Porém, ele acabou levando a virada na última onda do oponente e perdeu por 19,63 a 19,20 na decisão da valorizada e derradeira etapa.


Seria a quarta vitória de Gabriel em 11 etapas da temporada 2014, Gabriel, levou o troféu na Gold Coast (AUS), nas Ilhas Fiji e em Teahupoo, no Taiti. Com o vice em Pipe, Gabriel fechou o WCT no topo com 62.800 pontos, contra 55.350 do vice-campeão, Fanning.
Contra o australiano Josh Kerr, Medina brilhou mais uma vez e se classificou para a grande final com vitória por 13,60 a 9,43. O adversário é o também "aussie" Julian Wilson.

Ninguém foi mais competente e magistral do que Gabriel nesta temporada. Ele assombrou gigantes e lendas do esporte, ganhou toneladas de experiência, lidou com pressão, superou limites e venceu três importantes etapas (Gold Coast, Fiji e Teahupoo).

Ainda aos 20 anos, aquele garoto travesso que apenas queria se divertir em Maresias, no litoral paulista, provou que pode sim ser considerado um fenômeno. Passou pelos últimos obstáculos no Havaí e escreveu o seu nome na história com o título inédito, igualando o recorde de Kelly Slater, que conquistou o primeiro de seus 11 canecos com a mesma idade do brasileiro.

A bateria que poderia dar o título mundial a Gabriel Medina começou com o mar mexido e poucas ondas de alta qualidade.

Número 29 do ranking mundial, Alejo Muniz se posicionou ao lado do vice-líder, Mick Fanning, para tentar dar o bote na hora certa e dropar uma boa onda.

O tricampeão mundial saiu na frente com uma pequena nota 1,43 e o catarinense respondeu com um 1,03. Depois, nos outros primeiros 15 minutos de bateria, ambos não conseguiram encontrar boas ondas para aumentar os seus somatórios.

Por Carol Fontes  - Direto de Oahu, Havaí

http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2014/12/e-campeao-fanning-cai-e-medina-conquista-o-historico-titulo-mundial.html

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

HOJE NOSSO BLOG ENALTECE O ANIVERSARIANTE DO DIA, O AMIGO MARCOS GOMES




                                          Marquinhos, 

Você é tão importante para nós,  que o denominamos de alguém que nos ama  do jeito que somos.

Você é tão especial e tão próximo dos nossos pensamentos que qualquer distancia torna-se perto.

Você é aquele  que ao nos  cumprimentar já nos faz feliz.

Você é aquele amigo que nos compreende sem necessidade de palavras e permanece próximo, mesmo quando as coisas não saem bem

Por todas essas dádivas nos irmanamos a você nessa data tão especial do seu aniversário, e desejamos SUCESSO, PAZ, ALEGRIA, SAÚDE E UM MUNDO DE REALIZAÇÕES.

Com carinho....


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ESCOLA ESTADUAL TRISTÃO DE BARROS FOI DESTAQUE NO BOM DIA BRASIL – REDE GLOBO APÓS GANHAR PRÊMIO NACIONAL


   Professores e alunos da Escola Tristão de Barros comemorando a conquista do prêmio.

A edição do Bom Dia Brasil desta segunda-feira (15) destacou o Colégio Tristão de Barros, campeã do Prêmio “Respostas para o Amanhã”, promovido pela Samsung. A Escola foi escolhida através do projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”.

O Tristão de Barros concorreu com mais 360 projetos inscritos de todo o Brasil e foi eleito pela comissão julgadora do concurso como o grande campeão.


http://www.jeansouza.com.br/educacao/dando-exemplo-tristao-de-barros-foi-destaque-bom-dia-brasil-rede-globo-apos-ganhar-premio-nacional/

PAPA FRANCISCO COMEMORARÁ O NATAL COM FUNCIONÁRIOS DO VATICANO

Como sempre, o Papa rompe protocolos para se aproximar das pessoas.



Pela primeira vez na história, um papa se reunirá com todos os funcionários do Vaticano, acompanhados pelas suas famílias, por ocasião do Natal.

No maior auditório da Santa Sé, o Papa Francisco dirigirá uma reflexão de fim de ano (adicional à que o bispo de Roma tradicionalmente oferece aos seus colaboradores mais próximos da cúria).

Este é um novo gesto de proximidade, forte candidato a se tornar uma nova tradição. Francisco decidiu incluir esta audiência em sua agenda, mesmo que ela não tenha sido contemplada pelos seus antecessores e tampouco tenha sido realizada no primeiro ano do seu pontificado.

Segundo confirmou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro acontecerá na Sala Paulo VI do Vaticano, no dia 22 de dezembro, ao meio-dia de Roma.

Em uma entrevista publicada esta semana pelo jornal argentino La Nación, o Pontífice se referiu a esta audiência: “Estou preparando a alocução de Natal para os membros da cúria, mas vou ter duas saudações natalinas, uma com os prelados da cúria e outra com toda a equipe do Vaticano, com todos os funcionários e suas famílias, na Sala Paulo VI, porque eles também levam as coisas adiante”.

A mensagem natalina do Papa é tradicionalmente considerada um dos discursos mais importantes do ano e, até agora, os bispos de Roma a reservavam apenas a um encontro com seus principais colaboradores da cúria romana, cardeais e bispos.


http://www.aleteia.org/pt/religiao/artigo/papa-francisco-comemorara-o-natal-com-funcionarios-do-vaticano-5218769219616768