POR Hilda Pereira dos Santos - PSICOPEDAGOGA
DIFICULDADE
DE APRENDIZAGEM
A
dificuldade de aprendizagem está relacionada aos problemas que não decorrem de
causas educativas, ou seja, aquelas instâncias em que, mesmo após uma mudança
na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos
sintomas.
Isso
aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinarão
quais são as causas da dificuldade em questão.
O que causa dificuldades
de aprendizagem?
As
principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento
no funcionamento de certas áreas do cérebro. Porém, é arriscado falar somente
em uma causa biológica. Frequentemente, alunos que apresentam sintomas
relativos a problemas de atenção, ansiedade ou agitação desenvolvem esses
problemas por causa de algum conflito pessoal ou familiar — e não por razões de
ordem fisiológica.
Quais são as principais
dificuldades de aprendizagem?
Dislexia: Os alunos que enfrentam
esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. É muito
comum, apresentando mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil.
Disgrafia: Os alunos que enfrentam
esse distúrbio apresentam dificuldade na escrita. Isso inclui, principalmente,
erros de ortografia, como trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras.
Discalculia: Os alunos que
enfrentam esse distúrbio são afetados, principalmente, em sua relação com a
matemática. Portanto, os sinais envolvem dificuldade em organizar, classificar
e realizar operações com números.
Dislalia:
Os alunos que enfrentam esse distúrbio demonstram dificuldades na fala. Eles
podem ter alterações da formação normal dos órgãos fonadores, dificultando a
produção de certos sons da língua.
Disortografia: Os alunos que
enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia. Ainda
que se relacione à linguagem escrita, a disortografia é mais ampla do que a
disgrafia. Pode envolver desde a falta de vontade de escrever até a dificuldade
em concatenar orações.
Transtorno de Déficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH): Os alunos que enfrentam esse distúrbio
apresentam baixa concentração, inquietude e impulsividade. Foi constatado que
uma das causas do TDAH é genética e que há implicações neurológicas. O TDAH já
é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno
legítimo.
REFERÊNCIAS
Ballone,
G. B. (2004). Dificuldades de Aprendizagem (ou Escolares). Recuperado em 02 dez
2005:
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L. M. e Martins, A. P. (2005). Dificuldades de Aprendizagem. O que são? Como
entendê-las? Biblioteca Digital. Coleção Educação. Portugal, Porto Editora.
Recuperado em 02 dez 2005: www.educare.pt/BibliotecaDigitalPE/Dificuldades_de_aprendizagem.pdf
Cubero,
R. e Moreno, M. C. (1995). "Relações sociais nos anos escolares: Família,
escola, companheiros". In: Coll, C.; Palácios; J. e Marchesi, A. (orgs.).
Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. Porto Alegre,
Artes Médicas.
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