www.hydrapreciosa.blogspot.com

domingo, 29 de junho de 2014

PEDRO E PAULO: OS PILARES QUE SUSTENTAM A NOSSA IGREJA!

"...tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la."



Hoje,  celebramos  a  festa dos dois pilares que sustentam a nossa Igreja: São Pedro e São Paulo.
 Vindos de realidades diferentes, estes dois homens, Pedro, um simples pescador e Paulo, um Judeu culto de origem romana, deixaram-se conquistar por Jesus se entregando por inteiros a serviço do Reino de Deus, e assim como o próprio Jesus, deram a vida pela causa deste Reino!
Olhando a escolha de Pedro para conduzir a Igreja, podemos perceber que Jesus fundou a sua Igreja sobre a fragilidade  humana, sobre a responsabilidade de um homem como nós, sujeito a falhas!
Jesus não edificou a sua igreja sobre homens considerados grandes aos olhos do mundo, mas sobre Pedro, um homem de origem simples, que representa os homens de toda história da Igreja: homens santos e pecadores!
O evangelho que nos é  apresentado nesta solenidade, vem nos despertar para a importância  de conhecermos bem Jesus, de nos tornar  íntimos Dele.
O texto nos diz, que Jesus, no desejo de saber se os seus discípulos  já haviam entendido o seu messianismo, lança lhe duas perguntas: “Quem dizem o povo que eu sou? Para esta pergunta, surgiram várias resposta, afinal, é fácil responder em nome do outro, não compromete! Já  quando esta mesma  pergunta é direcionada aos discípulos, vem o silencio, pois desta vez, ela  requer uma resposta pessoal, o  que exige  comprometimento.
Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.” Esta  resposta,  agradou Jesus, pois Ele  sabia que esta afirmação de Pedro, era fruto da sua convivência com Ele. A partir de então, Jesus convoca Pedro, para uma missão desafiadora: ser a pedra, sobre a qual, Ele  construiria a sua Igreja. “... Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”
Este episódio chama a nossa atenção sobre a responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus! Saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus, é estar disposto a assumir a missão que ele nos delega, mesmo que esta missão nos traga grandes riscos. Afirmar que conhecemos Jesus, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença aqui na terra, no cuidado com o que é de Deus!
Antes de entregar a Pedro, a responsabilidade de conduzir a sua Igreja, Jesus não questiona o seu passado, não lhe faz nenhuma exigência, a não ser o seu comprometimento em transformar o seu amor por Ele, em cuidado com o que lhe é mais precioso: o povo de Deus!
Convocando Pedro, para a liderança da sua Igreja, Jesus demonstra a sua compreensão para com a fragilidade humana. Com esta convocação, Ele faz um passeio amoroso no coração de Pedro, um coração duramente castigado pelo remorso de tê-Lo negado por três vezes. E no seu  amor misericordioso, Jesus mostra a Ele, que o seu vacilo na fé, nunca o separou Dele!  Entregando a Pedro a responsabilidade de conduzir o seu rebanho, Jesus deixa claro que já o havia perdoado e que Ele conhecia a grandiosidade do seu coração, razão pela qual, Ele o escolhe como o Pastor das ovelhas do Pai!
A partir desta convocação de Pedro, a igreja missionária, fundamentada no amor a Jesus, conduzida pelo Espírito Santo, sobre a liderança de Pedro, dá o seu primeiro passo rumo a uma nova Jerusalém, tendo mais tarde, a grande colaboração de Paulo, a igreja  itinerante!
O amor a Jesus é o fundamento de toda comunidade cristã, portanto, numa comunidade cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo seu amor a Jesus transformado em serviço!
A missão da Igreja consiste em revelar aos homens, a vida nova que brota da ressurreição de Jesus! Sua grande riqueza está na abertura à todos os povos e culturas! A Igreja é unidade, é  a guardiã do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
 Pedro e Paulo são modelos de discípulos, missionários, com suas virtudes e fraquezas, mas sobre tudo, pelo seu amor e fidelidade a Cristo e a sua Igreja.

Nesta solenidade, unamos em oração pelo nosso Pastor, o represente legítimo de Jesus aqui na terra: o Papa Francisco.


São Pedro e São Paulo roguem a Deus por nós!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Frutas recomendadas para diabetes

Saber quais são as frutas mais recomendadas para diabetes é importante para evitar os picos de glicemia, que podem ocorrer ao ingerir frutas ricas em carboidratos, por exemplo.

Frutas permitidas na diabetes

Praticamente todas as frutas são permitidas na diabetes, mas o ideal é comer frutas pobres em carboidratos e sempre com bagaço e casca.

O ideal é comer 2 frutas por dia, de preferência após as refeições, mas também pode-se comer uma fruta no lanche, desde que seja acompanhada de um biscoito para evitar o pico de glicemia. Veja na tabela a quantidade de carboidratos presentes em cada 100 g de fruta:

Fruta Quantidade de carboidrato
Abacate    -   6 g
Abacaxi    - 12,3 g
Banana da terra - 33, 7 g
Goiaba vermelha   -  13 g
Laranja    -  9,6 g
Maçã      -   16,6 g
Manga     -  16,7 g
Mamão    -  11,6 g
Pera  - 16 g
Tangerina  -  9,6 g
Pêssego enlatado   - 16,9 g
Uva  - 13,6 g

Recomenda-se dar preferência ao consumo da fruta natural, evitando o suco de fruta. Isso porque o suco contém mais açúcar da fruta e menos fibras e, por isso, confere menos saciedade e ainda pode aumentar a glicemia.

Frutas que devem ser evitadas na diabetes

Algumas frutas devem ser evitadas ou consumidas com moderação pelos diabéticos, como, por exemplo:

Ameixa em calda enlatada - 46,9
Açaí polpa - 21,5g
Banana - 33,7g
Jaca - 22,5g
Pinha - 22,4g
Figo enlatado em calda - 50,3
Goiaba doce em pasta - 74,1
Tamarindo - 72,5

Estas frutas não devem ser consumidas porque contém muitos carboidratos que aumentam a glicemia.

Os diabéticos podem comer frutos secos?

Os diabéticos podem comer frutos secos, desde que o faça com moderação, pois alguns deles possuem um alto teor de carboidratos, como é o caso do:

Pinhão cozido (43,9g),
Castanha de caju torrada com sal (29,1g)
Amêndoa torrada e salgada (29,5g).
Noz crua (18,4g)
Castanha-do-Brasil crua (15,1g)
Coco Bahia cru (11,0g)
Coco Bahia verde cru (9,8g)

O principal problema no consumo de frutos secos pelos diabéticos não está tão relacionado à quantidade de açúcar, mas sim à grande quantidade de gorduras contidas nesses frutos, o que pode trazer outros problemas, como sobrecarga do fígado, aumento nos valores do colesterol, triglicerídios e obesidade, o que não é desejado em pacientes diabéticos.


Por: Tatiana Zanin - Nutricionista

COMER MANGA AJUDA A CONTROLAR O DIABETES

Se a manga não está na sua lista de compras, talvez seja hora de você reconsiderar. Uma série de estudos novos, juntamente com outros antigos, indicam que a inclusão da manga em sua dieta, ou como um suplemento, pode ter um impacto positivo significativo sobre a sua saúde, inclusive na luta contra a diabetes tipo 2 e câncer.


Qual é a mágica da manga?

Em uma reunião na Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB), pesquisadores apresentaram algumas das mais recentes informações sobre os benefícios da manga para a saúde. Em particular, explicaram que animais obesos que consumiram 10 gramas de manga liofilizada a cada dia durante 12 semanas, obtiveram uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue, um resultado que poderia revelar-se útil no tratamento da diabetes tipo 2.
De acordo com Edralin Lucas, PhD, que liderou o estudo, “Embora o mecanismo pelo qual a manga exerce seus efeitos mereça mais investigação, sabemos que as mangas contém uma mistura complexa de compostos polifenólicos.”
Os polifenóis são um tipo de produto químico natural encontrado em plantas. Mais de 4.000 polifenóis diferentes já foram identificados, e a sua principal vantagem para nosso corpo é a atividade antioxidante contra um causador de doenças, as moléculas que danificam as células chamadas radicais livres.
Em um estudo de 2011, os pesquisadores exploraram o efeito da manga liofilizada comparando-a com medicamentos para baixar os lipídios e diabetes (por exemplo, fenofibrato, rosiglitazona) em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. Eles descobriram que o uso da manga “melhora a tolerância à glicose e perfil lipídico e reduz a adiposidade [gordura] relacionada com uma solução para a dieta de HF [alta gordura]“.

Mais informações sobre a manga

Mangas (Mangifera indica), são naturalmente ricas em fibras, vitaminas antioxidantes A e C e vitamina B6. A fruta também contém substâncias chamadas triterpeno e lupeol, que foram comprovadas inibir o câncer de pele e do cólon em laboratório.
Por exemplo, um novo estudo em Photodermatology, Photoimmunology e photomedicine relata que o extrato de manga dado aos ratos os protegeram contra o fotoenvelhecimento (tradução: danos à pele, como rugas e câncer de pele), geralmente associados com os raios ultravioleta B. Um outro estudo no Texas relatou que o extrato de manga foi eficaz na inibição do crescimento de células de câncer no cólon.

Um dos estudos mais interessantes a respeito de manga vem de pesquisadores da Polônia, onde analisaram a mangiferina, um ingrediente ativo nas mangas. Os autores relataram que a mangiferina mostrou combater a dor, possuindo propriedades antidiabéticas, antimicrobianos, que proporcionava proteção ao coração, outros benefícios anti-inflamatórios e anti-alérgica, bem como tendo uma capacidade para melhorar a memória e proteger o sistema nervoso.

Uma análise realizada por especialistas na Índia sugeriu que os poderes antioxidante, anti-diabético e anti-inflamatórios da mangiferina são devidos à sua estrutura única. Mangiferina também mostrou-se capaz de inibir eficazmente uma via de sinalização específica, que os autores disseram “explica parcialmente a sua capacidade anti-inflamatória e, adicionalmente, aponta para o seu potencial antineoplásico.”

Manga pode ajudar na perda de peso? Alguns pesquisadores pensam que sim. Vários estudos indicam que o extrato da manga Africana (Irvingia gabonensis) é eficaz na redução do peso corporal e melhora os fatores metabólicos em pessoas que estão acima do peso.

Um exemplo vem de um estudo recente no Jornal de Suplementos Dietéticos que informou sobre os resultados de três estudos randomizados controlados. Os autores observaram que, enquanto os estudos indicaram reduções significativas no peso e circunferência da cintura quando comparado com o placebo, ainda é necessário mais investigação, porque eles sentiram uma qualidade de comunicação pobre durante os estudos.

No geral, parece que a manga, como alimento ou um suplemento, oferece uma variedade de potenciais benefícios à saúde nas áreas de diabetes, câncer e perda de peso. Não seria então hora de providenciar mais manga em sua dieta?

FONTES:
Lucas A et al. Mango modula a gordura corporal e plasma glucose e lipídios em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. British Journal of Nutrition 2011; 106: 1495-1505
Matkowski A et al. Mangiferina-a xanthonoid bioativo, não só de manga e não apenas antioxidante. Mini Avaliações em Química Medicinal 2013 Mar; 13 (3): 439-55

Noratto GD et al. Efeitos anticarcinogênicos de polifenóis da manga (Mangifera indica) variedades. Journal of Agricultural and Food Chemistry 2010 14 de abril, 58 (7): 4104-12