www.hydrapreciosa.blogspot.com

quarta-feira, 16 de julho de 2014

ROSTO DE SANTO ANTÔNIO É 'RECRIADO' POR BRASILEIROS E EXPOSTO NA ITÁLIA

Trabalho foi realizado após análise do crânio real do santo.  Imagem foi recriada por meio da impressão em três dimensões.



A face de um santo transformou-se, por meio de uma análise do seu crânio, em uma imagem do que seria exatamente o rosto deste homem. A imagem de Santo Antônio foi recriada por profissionais brasileiros por meio da impressão em três dimensões e, atualmente, está exposta na cidade de Pádua, na Itália.

O trabalho foi desenvolvido pelo especialista em odontologia e antropologia forense Paulo Miamoto e pelo designer Cicero Moraes. O projeto nasceu em parceria com pesquisadores italianos. “Existe um grupo de arqueólogos na Itália em colaboração com o museu de Antropologia de Pádua, que é onde está sepultado Santo Antônio. Essas instituições realizaram o processo de digitalização do crânio que estava sepultado lá, a partir de fotografias digitais. Com as fotografias do crânio isso foi transformado em um objeto virtual em 3D e enviado da Itália ao Brasil”, afirma Miamoto.

Para não influenciar no trabalho dos brasileiros, não foi revelada a identidade do personagem que eles iriam materializar. “Esse crânio veio com algumas informações básicas apenas. Eles nos disseram que se tratava de um homem com idade aproximada de 36 anos e com ancestralidade europeia, uma pessoa branca. Apenas seguindo os protocolos científicos, essa parte básica da reconstrução da face foi feita. Quando essa parte da modelagem da face estava concluída, nós enviamos de volta para a Itália e eles revelaram que era o crânio de Santo Antônio. Ficamos muito surpresos”, explica o dentista.

A parte das instituições brasileiras foi realizar a impressão em 3D. O busto reconstruído foi materializado fisicamente por meio desta impressão. “A partir disso, essa reconstrução passou a ser caracterizada com o corte de cabelo, que era a ordem dos franciscanos da época. Essa impressão a cores ainda passou pelo retoque de uma artista chamada Mari Bueno, que trabalha com arte sacra. As cores foram realçadas, os olhos ganharam mais vida, então esse busto foi levado para a Itália para as comemorações do dia de Santo Antônio. Esse resultado foi muito bem aceito. O pessoal da igreja Católica gostou bastante”, diz Paulo.

A imagem pronta revela um Santo Antônio diferente do homem com traços finos e delicados que os fiéis costumam venerar. “Ele não tem aquele rosto fino, quase angelical. É um homem com feições mais rústicas, o nariz é um pouco maior, bem afiado e arrebitado, uma característica de um homem que tem uma miscigenação. Ele nasceu em Lisboa, que na época tinha passado por uma ocupação árabe, e isso refletiu nas características do crânio dele. É uma face mais larga. A caracterização não foi aleatória. É baseada em artigos científicos”, explica Miamoto.


A face de Santo Antônio foi revelada em uma coletiva de imprensa na Itália. Nos 10 primeiros dias de exposição, o rosto foi visto por mais de 10 mil visitantes. “A gente não quer mexer com a fé das pessoas. Não buscamos contradizer qualquer informação que a igreja católica prega, mas buscamos sim a humanização dessa figura histórica e, dessa maneira, traz para mais perto dos fiéis ele como ser humano. E isso traz a tona novamente todos os ensinamentos que Santo Antônio deixou para a humanidade”, finaliza.
Ebrafol – Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal

Paulo Miamoto explica que a tecnologia de digitalizar objetos e locais tem sido muito útil. Ele começou a vislumbrar novas aplicações dessa mesma tecnologia para outras finalidades. “Estamos começando a aplicar isso para fazer perícias. Em Santos, nós estamos iniciando uma organização não governamental em que vamos disponibilizar essa tecnologia para os interessados da nossa região”, diz.

Segundo Miamoto, o objetivo é utilizar as tecnologias abertas e aplicá-las para a promoção de direitos humanos. “Estamos nos disponibilizando com uma nova alternativa para perícias odontológicas, usando tecnologia aberta e uma unidade de perícia independente e autônoma. A ideia não é substituir o IML, mas sim trabalhar em colaborações. A nossa expectativa é deixar disponível para vários órgãos que operam o Direito, como defensores, promotores, delegados, advogados e magistrados. Algo que de fato possa ajudar no esclarecimento de crimes ou até de pessoas desaparecidas”, explica.


Imagem revela rosto de Santo Antônio com traços mais rústicos (Foto: Creative Commons / Wikimedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário