www.hydrapreciosa.blogspot.com

segunda-feira, 22 de junho de 2015

PREFERÊNCIA POR ALIMENTOS IN NATURA AJUDA A PREVENIR A OBESIDADE INFANTIL

Fornecido por Amil Produtos minimamente processados devem ser a base da alimentação.

Lançado no fim do ano passado, o novo “Guia alimentar para a população brasileira” traz uma série de orientações importantes sobre nutrição. Uma delas é o eixo que sustenta toda a proposta do trabalho: fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação familiar (veja quadro abaixo). Para o coordenador de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, a ideia é resgatar valores ligados ao ato de comer que estão se perdendo.

“Durante os últimos anos, o aumento da industrialização, da urbanização, do desenvolvimento econômico e da globalização do mercado levou a mudanças no padrão alimentar da população. Essas mudanças estão associadas à desvalorização do ato de preparar, combinar e cozinhar alimentos como prática cultural e social; à multiplicação das tarefas cotidianas; à incorporação da mulher no mercado formal de trabalho, além da oferta massiva e da publicidade agressiva dos alimentos ultraprocessados, que possuem elevada densidade de energia, gorduras, açúcar e sódio. Essa mudança no padrão alimentar vem sendo acompanhada pelo aumento da prevalência de obesidade e doenças crônicas relacionadas em todos os grupos socioeconômicos e que agora representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo.”

O trabalho enumera várias razões para que se evitem os alimentos ultraprocessados. Além das questões de saúde, há também a valorização dos sabores naturais e do prazer de se preparar a própria comida. Para a nutricionista Maria Laura da Costa Louzada, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da USP, há muitas vantagens em se trocar um hambúrguer industrializado por um feito em casa, por exemplo.

“Nós escolhemos os ingredientes, as suas quantidades e sua forma de preparo! É muito difícil que um hambúrguer caseiro tenha aditivos ou substâncias sintéticas, como conservantes ou corantes, usados na fabricação industrial. Em casa, também podemos controlar a quantidade de sal e escolher como a carne será cozida. Além disso, podemos escolher o tamanho desse hambúrguer e não corremos o risco de comer uma porção exagerada preestabelecida pela indústria. 

E ainda temos conhecimento da procedência e da qualidade dos ingredientes – afirma ela, lembrando um episódio recente envolvendo uma grande rede de lanchonetes.  “Enquanto a nossa batata frita caseira é feita de batata, sal e óleo, a da rede de fast-food leva 14 ingredientes.”

E não é difícil distinguir o que faz do que não faz bem à saúde. Segundo Maria Laura Louzada, basta ler os rótulos em busca de nomes “estranhos”, como gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolado proteico, espessantes, emulsificantes.

“Corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos são usados para dotar os alimentos ultra processados de propriedades sensoriais atraentes, isto é, dar cor vibrante e uniforme, e imitar e intensificar sabores. A maioria dos corantes sintéticos é derivada de petróleo ou carvão. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é evitar o consumo de alimentos ultra processados como salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerantes e refrescos em pó”, completa Nilson.

Para saber mais sobre o guia:


http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf

domingo, 21 de junho de 2015

MORRE EM SÃO PAULO O DEPUTADO ESTADUAL AGNELO ALVES

Faleceu agora há pouco, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o deputado estadual, ex-senador e ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo Alves. Durante a madrugada ele teve uma queda acentuada de pressão e piora no quadro de infecção respiratória do qual vinha se tratando há duas semanas. As defesas baixas, devido ao tratamento de quimioterapia contra um câncer no esôfago, também contribuíram para dificultar a recuperação.


O deputado Agnelo Alves tinha 82 anos. Há cerca de três anos ele vinha sendo submetido a um tratamento para controle de um câncer no esôfago. Apesar de estar respondendo bem a esse tratamento, no início deste mês, após sentir problemas respiratórios, Agnelo Alves foi internado na Casa de Saúde São Lucas, em Natal. Os médicos detectaram um quadro de infecção pulmonar, respondendo bem a medicação com antibióticos. No último fim de semana, recomendaram à família  transferência do paciente para São Paulo, onde poderia fazer novos exames.

Na capital paulista, o deputado estava acompanhado pelos filhos José Luis e Agnelo Filho. A esposa, Celina Alves, ficou aos cuidados do terceiro filho do casal, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Tio do ministro Henrique Eduardo e do senador Garibaldi Filho, Agnelo era o caçula dos Alves e, ao lado dos irmãos. Aluízio Alves e José Gobat, um dos fundadores da Tribuna do Norte.

O corpo do deputado deverá se transportado para Natal ainda hoje. A família ainda não tem detalhes sobre o velório e o sepultamento. Como Agnelo estava no exercício do segundo mandato de deputado estadual, o velório deverá conduzido em sessão solene pela Assembleia Legislativa.


FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticia/morre-em-sa-o-paulo-o-deputado-estadual-agnelo-alves/317078

sábado, 20 de junho de 2015

CRIANÇA VÍTIMA DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO RIO SE ENCONTRA COM DOM ORANI

Jovem candomblecista que levou pedrada tomou café com arcebispo. Kailane pediu respeito e união.

A menina Kailane Campos, de 11 anos, que foi vítima de intolerância religiosa no domingo (14) no Subúrbio do Rio, foi recebida nesta sexta-feira (19) pelo arcebispo da cidade, cardeal Dom Orani Tempesta, na sede da arquidiocese, na Glória, Zona Sul do Rio. 

A jovem tomou café da manhã e conversou sobr os episódios com líderes religiosos.
A menina contou que foi para a escola apenas na segunda-feira (15) está semana e que ainda está um pouco nervosa com tudo o que aconteceu.

"Estou um pouco nervosa, não estou muito acostumada. O café da manhã pra mim foi bom, estava tudo gostoso, tudo bom. A partir de agora eu acho que tem que ter respeito, todo mundo unido, bem eu acho que tem que ser assim. Pra mim, respeito todo dia", afirmou.

De acordo com o arcebispo do Rio, essas pessoas que fizeram agressões contra algumas religiões são minoria e não podem ser consideradas cristãos.

"Quando nós estamos vendo sinais de intolerância na nossa cidade, de não aceitar o outro, isso causa uma grande preocupação. Eu conclamo a sociedade para que possa ver que a cultura brasileira sempre foi de entendimento, fraternidade e compreensão uns com os outros. Eu tenho certeza que esses agressores são minoria, porém fazem barulho. Eles não nos representam, não é a postura do cristão, na verdade, eles não são nem cristãos", afirmou Dom Orani.


O encontro teve a presença também do diácono Nelson Águia e o padre Fábio, representantes da comissão de diálogo interreligioso da arquidiocese do Rio. Outro presente foi líder de combate à intolerância religiosa Ivanir dos Santos. Ele afirmou que esses casos são preocupantes.

"Esse encontro com a igreja católica significa que o ódio não faz parte de nenhuma doutrina religiosa. A intolerância é muito grave no Rio. Nós já tivemos um caso de uma casa cigana que foi queimada na Baixada Fluminense e há 15 dias uma outra casa quebrada na Ilha do Governador. 

Nós vamos lançar um dossiê sobre isso, nós vamos fazer uma audiência pública na Assembleia Legislativa.  Iremos lançar um documento com casos como esse", afirmou.

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/crianca-vitima-de-intolerancia-religiosa-no-rio-se-encontra-com-dom-orani.html?utm_source=facebook&utm_medi

sexta-feira, 19 de junho de 2015

EM ENCÍCLICA, PAPA DIZ TEMER GUERRA PELA ÁGUA AINDA NESTE SÉCULO

Vaticano divulgou encíclica sobre o meio ambiente nesta quinta. Francisco pediu mudanças em estilo de vida e acusou potências.


O Papa Francisco culpa a "humanidade" pelo aquecimento do planeta em sua encíclica sobre o meio ambiente publicado nesta quinta-feira (18), e ainda afirmou temer que o controle pela água por parte das grandes empresas mundiais termine por provocar uma guerra neste século.

"É previsível que o controle da água por parte de grandes empresas mundiais se converta em uma das principais fontes de conflitos deste século", escreveu o pontífice, que viveu na Argentina, sua terra natal, as tensões sociais pela privatização da água.

Francisco pediu na encíclica "mudanças do estilo de vida", e acusa as potências e suas indústrias de fazer um "uso irresponsável" dos recursos.

"A humanidade está convocada a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo", escreveu o Papa, que acusa a "política e as empresas de não estarem à altura dos desafios mundiais", depois de terem feito um "uso irresponsável dos bens que Deus colocou na Terra".

O Papa também denunciou "a submissão da política à tecnologia e às finanças" como causa dos fracassos nas reuniões mundiais para conter o aquecimento global e a deterioração do planeta. Ele ainda denunciou o atual sistema econômico mundial que usa a "dívida externa como instrumento de controle" e os países ricos por não reconhecerem a "dívida ecológica" que têm com os países em desenvolvimento.

"A submissão da política ante a tecnologia e as finanças se mostra no fracasso das reuniões mundiais", escreveu o papa em um texto que acusa os "poderosos" de não querer encontrar soluções.

"A dívida externa dos países pobres se transformou em um instrumento de controle, mas não acontece o mesmo com a dívida ecológica (...) com os povos em desenvolvimento, onde se encontram as mais importantes reservas da biosfera e que seguem alimentando o desenvolvimento dos países mais ricos ao custo de seu presente e de seu futuro", afirma o documento apresentado nesta quinta-feira no Vaticano.

Francisco também pediu aos países ricos que aceitem um "certo decrescimento" para conter o consumismo e a pobreza.

"Chegou o momento de aceitar um certo decrescimento em algumas partes do mundo aportando recursos para que seja possível crescer de maneira saudável em outras partes", escreve o pontífice, que pede "limites" por que é "insustentável o comportamento daqueles que consomem e destroem mais e mais, enquanto outros não podem viver de acordo com sua dignidade humana"


Cópias da encíclica sobre o meio ambiente escrita pelo Papa Francisco são vistas nesta quinta-feira (18) no Vaticano (Foto: Andrew Medichini/AP)

Conheça os principais trechos da "encíclica verde"do papa Francisco, chamada "Laudato si'"
O Homem é responsável pelo aquecimento

"Inúmeros estudos científicos relatam que a maior parte do aquecimento global das últimas décadas se deve à concentração de gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio e outros) emitidos principalmente por causa da atividade humana".
"Se a tendência atual continuar, este século poderá testemunhar mudanças climáticas inéditas e uma destruição sem precedentes dos ecossistemas, com graves consequências para todos nós".

"A humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de realizar mudanças de estilo de vida, de produção e consumo, para combater o aquecimento global ou, pelo menos, as causas humanas que o provocam e o agravam".

Negociações internacionais

"Infelizmente, muitos esforços para encontrar soluções concretas para a crise ambiental falham frequentemente, não só por causa da oposição dos poderosos, mas também por uma falta de interesse por parte dos outros".

"A fraqueza da resposta política internacional é impressionante. A submissão da política à tecnologia e às finanças se revela no fracasso das cúpulas" sobre o clima.
"Muito facilmente o interesse econômico prevalece sobre o bem comum e manipula informações para não ver seus projetos afetados".

"A tecnologia atual baseia-se sobre combustíveis fósseis altamente poluentes - especialmente o carvão, mas também o petróleo e, em menor extensão, o gás - que precisam ser substituídos de forma gradual e sem demora".

"A estratégia de compra e venda de 'créditos de carbono' pode dar origem a uma nova forma de especulação, e isso não serviria para reduzir a emissão global de gases poluentes."

"Nós sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona (...) ele não se arrepende de nos ter criado. A humanidade ainda possui a capacidade de trabalhar em conjunto para construir a nossa casa comum."

Responsabilidade para com os mais pobres

"As regiões e os países mais pobres têm menos oportunidades de adotar novos modelos para reduzir o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, porque eles não têm a formação para desenvolver os processos necessários, e não podem pagar por isso. É por isso que temos de manter uma consciência clara de que, na mudança climática, há diversas responsabilidades".

"Chegou o momento de aceitar uma certa diminuição do crescimento em algumas partes do mundo, fornecendo recursos para o crescimento saudável em outras partes."

"Qualquer abordagem ecológica deve incorporar uma perspectiva social que leve em conta os direitos humanos das pessoas mais desfavorecidas (...). A tradição cristã nunca reconheceu como direito absoluto ou inviolável o direito à propriedade privada, ela destaca a função social de todas as formas de propriedade privada".

Água e guerras

"É previsível que, frente ao esgotamento de alguns recursos, seja criado gradualmente um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas de reivindicações nobres."

"Enquanto a qualidade da água disponível está em constante deterioração, há uma tendência crescente em alguns lugares de privatizar este recurso limitado (...). Espera-se que o controle da água por grandes empresas globais torne-se uma das principais fontes de conflito neste século ".

Crítica ao consumismo

"Quando nós não reconhecemos o valor de um pobre, de um embrião humano, de uma pessoa que vive em uma situação desfavorável (...) é difícil ouvir os gritos da própria natureza."

"A cultura do relativismo é a mesma doença que leva uma pessoa a explorar o seu próximo e tratá-lo como um mero objeto."

"A Terra, nossa casa comum, parece estar se tornando mais e mais em um enorme depósito de lixo."

Demografia

"Ao invés de resolver os problemas dos pobres e de pensar em um mundo diferente, alguns se contentam em simplesmente propor uma redução da natalidade (...). O crescimento demográfico é totalmente compatível com um desenvolvimento integral e solidário. Culpar o aumento da população e não o consumismo extremo e seletivo de alguns é uma maneira de não enfrentar os problemas".

Ilusão de soluções técnicas

"A tecnologia, ligada aos setores financeiros, que pretende ser a única solução aos problemas, é incapaz de enxergar o mistérios das múltiplas relações que existem entre as coisa e, consequentemente, resolve um problema criando um novo".

"O antropocentrismo moderno acabou por valorizar muito mais a razão técnica em detrimento da realidade. A vida está sendo abandonada às circunstâncias condicionadas pela tecnologia, vista como o principal meio de interpretar a existência".
Submissão ao poder financeiro.

"Hoje tudo o que é frágil, como o meio ambiente, permanece indefeso contra os interesses do mercado divinizados, transformado em regra absoluta."

"As finanças sufocam a economia real. As lições da crise financeira mundial não foram aprendidas, e levarmos em conta as lições da deterioração do ambiente com muito atraso".

Papel das religiões

“A maioria dos habitantes do planeta declara ter fé, e isso deveria incitar as religiões a entrar em um diálogo com vista à conservação da natureza, da defesa dos pobres, da construção das redes de respeito e de fraternidade”.

A mensagem bíblica

"Nós não somos Deus. A terra nos precede e nos foi dada (...). Foi dito que, a partir da história de Gênesis, que convida 'a dominar' a terra, incentivamos a exploração descontrolada de natureza, apresentando uma imagem do ser humano como dominador e destrutivo. Esta não é uma interpretação correta da Bíblia. É importante lembrar que os textos nos convidam a cultivar e manter o 'jardim' do mundo".

"A espiritualidade cristã propõe um crescimento pela sobriedade, e uma capacidade de desfrutar (...) sem estar obcecado com o consumo."

FONTE: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/06/enciclica-papal-sobre-meio-ambiente-tera-grande-impacto-diz-onu.html

quinta-feira, 18 de junho de 2015

NATURAL E EFICIENTE SUPERALIMENTO AJUDA A EMAGRECER E OFERECE BENEFÍCIOS À SAÚDE.

Fruta asiática recém-descoberta pelos países ocidentais conquista famosas e vira destaque no mercado do emagrecimento


 Nas últimas semanas, nossos leitores não param de perguntar sobre a dieta que tem como base uma fruta desconhecida até pouco tempo atrás. Desde que a novidade apareceu em programas de TV, revistas e na internet, não se fala de outra coisa no mundo do emagrecimento. Estamos falando do Goji Berry.


A fruta de origem asiática virou notícia pela primeira vez depois que Kate Moss, Madonna, Victoria Beckham e Mick Jagger declararam não passar um dia sem consumi-la. A procura pela dieta do Goji explodiu quando Ivete Sangalo confessou ter voltado à boa forma utilizando esse segredo.

Como a fruta não é cultivada no Brasil, chega ao país com um preço elevado e só é encontrada em sua versão desidratada – e menos nutritiva. Mas isso não atrapalha aqueles que pretendem emagrecer com ajuda dos poderes da fruta: é possível ter acesso a eles através do extrato de Goji Berry presente em alguns suplementos alimentares.

O mais conhecido deles é Goji Slim, composto pelo puro extrato da fruta. Com Goji Slim, é possível ter os benefícios da fruta que os tibetanos chamam de “fruto da longevidade”. E algumas pesquisas e estudos científicos indicam que a dieta vale a pena.

Recentemente, estudo publicado no National Center for Biotechnology Information (NBCI), dos Estados Unidos, comprovou que o Goji é mesmo capaz de estimular o metabolismo a queimar gordura rapidamente.

Segundo a pesquisa, os voluntários que consumiram a dose diária recomendada durante 15 dias apresentaram aumento no gasto calórico e redução na circunferência abdominal. Eles também mostraram melhora na função gastrointestinal, na qualidade do sono e na capacidade de concentração.

Outro estudo apontou ainda mais benefícios, como a redução do colesterol ruim e o rejuvenescimento da pele, pois a fruta contém grandes quantidades de antioxidantes e Ômega 3 – assim, as promessas de Goji Slim se comprovam.

Graças aos resultados dessas pesquisas, a comunidade científica internacional considera o extrato de Goji Berry um dos maiores avanços no campo do controle do peso nos últimos anos.

A comprovação científica definitiva do Goji empolgou especialistas e ganhou as manchetes de revistas, portais e até programas na TV.

Não é por menos: o Goji, já apelidado de “superalimento da moda”, faz perder peso rápido, faz bem ao coração e até para pele, sem contraindicações ou efeitos colaterais, pois é 100% natural e aprovado por especialistas.

As centenas de especialistas independentes e consumidores satisfeitos que testaram Goji Slim concluíram que ele EFETIVAMENTE:

Auxilia na perda de peso;
Combate a celulite;
Reduz a flacidez;
Reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue;
Aumenta a energia e o desempenho físico;

Evita o envelhecimento dos tecidos.

FONTE:http://brazil.ideal.fitness/woman/natural-e-eficiente-superalimento-ajuda-a-emagrecer/?utm=otb&utm_source=otb&utm_medium=cpc&utm_campaign=presell

quarta-feira, 17 de junho de 2015

OS BENEFÍCIOS DA BETERRABA!

Além de deliciosa, a beterraba está cheia de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo. Isso as torna um poderoso alimento medicinal com vários benefícios à saúde. Na verdade, na Idade Média, as beterrabas eram usadas ​​para tratar problemas digestivos e circulatórios.


Esta planta tem significativas propriedades antioxidantes, fungicidas e anti-inflamatórias, e é excelente no tratamento da vesícula biliar, dores nas articulações e excesso de colesterol.

Os 10 melhores usos da beterraba são:

1. Artrite - O consumo moderado de beterraba ajuda a prevenir artrite, pois dissolve os depósitos de cristais que se acumulam nas articulações, graças ao seu alto teor alcalino.

2. Anemia - O seu alto teor de fósforo, zinco, iodo, cobre, cálcio e potássio, além de gorduras e vitaminas, ajuda a elevar os níveis de hemoglobina.

3. Inflamações - Graças ao seu teor de colina, um nutriente solúvel essencial, a beterraba ajuda a manter a função muscular, a memória e as funções do cérebro. Além disso, a colina ajuda a manter a estrutura da membrana celular e auxilia na transmissão dos impulsos nervosos. Este material, combinado com a sua capacidade de absorver gordura, faz da beterraba um potente anti-inflamatório.

4. Doenças do coração - Rica em ácido nítrico, a beterraba ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e mantê-los dilatados. Isso evita doenças cardíacas causadas por má circulação sanguínea.

5. Demência - Um estudo recente realizado na Universidade de Wake Forest confirmou que o suco de beterraba crua estimula a oxigenação do cérebro, mantendo seu funcionamento saudável e prevenindo o desenvolvimento de demência.



 6. Hipertensão - Após entrar no corpo, o nitrato da beterraba é convertido em óxido nítrico, um elemento essencial para o relaxamento e a expansão dos vasos sanguíneos. Este processo é altamente benéfico para a circulação.

7. Arteriosclerose - O óxido nítrico também tem a capacidade de prevenir e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças arteriais, tais como a arteriosclerose.

8. Diabetes - A beterraba é rica em ácido lipóico, um antioxidante que ajuda a reduzir os níveis de glicose, especialmente quando se trata de modificações e alterações produzidas pelo stress.


9. Câncer - As cores distintivas de beterraba vêm dos seus fitonutrientes, que são compostos químicos que ajudam a prevenir e combater o câncer. A pesquisa mostrou que, em alguns casos, o extrato de beterraba é eficaz na redução de tumores em vários órgãos. Por esta razão, acredita-se que esta planta seja eficaz no tratamento dos cânceres de mama, próstata e pâncreas.


10. Resistência - O suco de beterraba crua estimula a oxigenação dos músculos e melhora a sua resistência. A ingestão regular de beterraba crua ajuda as pessoas com problemas metabólicos, respiratórios e cardiovasculares.

terça-feira, 16 de junho de 2015

OS MAIS BELOS RETRATOS DE FAMÍLIA

A família é o primeiro núcleo social que conhecemos, o grupo onde encontramos nossos primeiros amigos, companheiros e rivais. É onde aprendemos a fazer as coisas de certas maneiras, como nos comportar e muito mais. Estas famílias de animais domésticos e selvagens não são diferentes e aqui você verá seus mais belos retratos. Tenho certeza que você vai adorar.



















quinta-feira, 11 de junho de 2015

DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: COMO TUDO COMEÇOU

              A história, as promessas e a poderosa consagração ao Sagrado Coração.


Ao renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.
Celebrar o Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião pastoral para que toda a comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.

Origem da Devoção
A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus por você. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade. Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:
"Eis este coração que tanto tem amado os homens”. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças ...

Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.

“E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
O papa João Paulo II sempre cultivou esta devoção, e a incentivava a todos que desejassem crescer na amizade com Jesus.
O Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Alacoque
O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. O Culto ao Sagrado Coração de Jesus obteve, a partir de então, grande impulso e espalhou-se por toda a Igreja.

Santa Margarida Maria, que recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens, foi incompreendida e perseguida, até que a Providência colocou em seu caminho o jesuíta São Cláudio La Colombière, que lhe deu orientação segura e conseguiu fazer com que sua mensagem começasse a ser vista com outros olhos. Canonizada em 1920, sua festa é celebrada no dia 16 de outubro.

Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Maria Alacoque
* Eu lhes darei todas as graças necessárias para seu estado.
* Eu darei paz às suas famílias.
* Eu as consolarei em todas as suas aflições.
* Eu lhes serei um refúgio seguro durante a vida, e sobretudo na hora da morte.
* Eu lançarei abundantes bênçãos sobre todas as sua empresas.
* Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
* As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
* As almas fervorosas se elevarão a uma grande perfeição.
* Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração.
* Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
* As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração.
* Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.

Pensamentos de Santa Margarida Maria
“Nunca desconfieis da misericórdia do Sagrado Coração, que é infinitamente maior que todas as nossas misérias”.
“O Sagrado Coração quer reinar no coração do mundo inteiro porque todos lhe foram dados por herança”.
“O maior testemunho de amor que podemos dar ao Sagrado Coração e a melhor reparação que lhe podemos oferecer é unirmo-nos a Ele, muitas vezes, pela comunhão sacramental e desejarmos ardentemente essa união pela comunhão espiritual”.
“Todos podemos ser apóstolos do Sagrado Coração, porque temos corpos capazes de sofrer e trabalhar, e corações para amar e orar”.
(*Do livro “O Coração de Jesus, segundo a doutrina de santa Margarida Maria Alacoque”).

CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DE JESUS
- Eu (diga seu nome), Vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus Cristo, minha vida, minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte de meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar.

- É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.

- Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem de meu amor, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e de minha inconstância, reparador de todas as imperfeições de minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
- Sede, o Coração de bondade, minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim Sua justa cólera.

- Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero em Vossa bondade!

- Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.
- Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós.

- Suplico, por todas as Vossas finezas, que meu nome seja escrito em Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém. (Santa Margarida Maria)

(Fonte: "Acenda a Luz", do Pe. Alberto Gamberini)

terça-feira, 9 de junho de 2015

A POESIA DA VIDA E A VIDA DA POESIA

ACEITAÇÃO
 
Aceita a vida que Deus te deu.
Aceita-te como és.
Aceita teus familiares.
Aceita teus conflitos.
Aceita tuas decepções.
Aceita tua parentela.
Aceita tuas dificuldades financeiras.
Aceita tuas desilusões.
Aceita as ingratidões contra ti.
Aceita tudo e todos.
Aceita atos e atitudes e faze o melhor que puderes.
Aceitar não quer dizer aplaudir e fazer o mesmo, mas compreender quem cada um de nós tem e faz o que pode, que cada indivíduo está num grau diferente de evolução. Portanto, aceita o próximo como ele é.
Tu, porém, trabalha em favor de teu adiantamento espiritual e autoconhecimento.

Portanto, aceita-te como és, aceita teu próximo e faze sempre o teu melhor.

O PAPA VOLTA A DEIXAR BEM CLARO: “A IGREJA NÃO TEM LIGAÇÃO COM NENHUM SISTEMA POLÍTICO”

Francisco pede que os bispos “não desperdicem energia em divisões” e sim protejam “a transcendência humana”


“Não desperdicem energia em divisões e confrontos. Optem por construir e trabalhar juntos", pediu o papa Francisco aos bispos da ilha de Porto Rico, que viajaram ao Vaticano para realizar a sua “visita ad limina apostolorum”, ou seja, o seu encontro com o pontífice “junto aos túmulos dos apóstolos”.

O papa recomendou que os bispos “se distanciem de todas as ideologias ou tendências políticas que levam a perder tempo e a desperdiçar o zelo genuíno pelo Reino de Deus. A Igreja não tem ligação com nenhum sistema político. Ela deve ser sempre um sinal e uma proteção da transcendência da pessoa humana”.

Francisco afirmou também que o anúncio do Evangelho deve ser feito “em todos os ambientes, inclusive nos mais hostis e afastados da Igreja”. O cristianismo, afinal, é o anúncio e o encontro com uma Pessoa, não a defesa e a implantação de uma ideologia: “Nós anunciamos Cristo; e Cristo crucificado”. 

Não se trata de ser alheios ou alienados em relação às situações do mundo: muito pelo contrário, trata-se precisamente de pôr em prática uma nova vida em Cristo, realizando e testemunhando o Evangelho do amor e da paz no dia-a-dia, na vida real, com mais atos e menos conversa fiada, com mais testemunho e menos discussões estéreis, dentro de casa, na convivência carinhosa e generosa com os pais, cônjuge e filhos, com todos os membros da família, elevando o nível de alegria, esperança e colaboração junto aos amigos, vizinhos, companheiros de trabalho, envolvendo-se na ação social efetiva que ajuda os mais pobres, os mendigos, os sem-teto, as crianças e idosos negligenciados, as pessoas sem esperança, as “periferias existenciais”. É importante falar, mas é preciso ser.

Nessa perspectiva do amor mais concreto e menos teórico ou ideológico, o papa voltou a enfatizar a fundamental importância de se destacar “a beleza do matrimônio”, caracterizado pela “complementaridade entre homem e mulher, que é a coroação da criação de Deus e que sofre hoje o desafio da ideologia de gênero”.

“As diferenças entre os homens e as mulheres não são para contrapor ou subordinar, e sim para permitir a comunhão e a geração, à imagem e semelhança de Deus. 

Sem a entrega recíproca, nenhum dos dois pode compreender-se com profundidade”, arrematou o papa, diante das crescentes e intolerantes tentativas laicistas de considerar quaisquer formas de união romântica ou sexual entre pessoas como equivalentes ao compromisso perpétuo e amoroso do matrimônio natural, que é aberto naturalmente à vida e à criação conjunta e harmônica dos filhos dentro das referências naturais ao masculino e ao feminino. Respeitando-se o livre arbítrio e as escolhas pessoais de cada um, é preciso deixar claro que a família natural é um fato único e específico, um tesouro a ser protegido.

sources: ALETEIA