www.hydrapreciosa.blogspot.com

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A POESIA POÉTICA, AUGURIOS DE NOSTALGIA




FLORES DO MEU SERTÃO

Amor refeito em beleza.
Lindo abençoado amor.
Que um dia já foi  ameno.
A primavera em flor.
Cantava a flor em melodia.
Os boas-noites, brancos lilases, azuis.
É a fonte da alegria. É a festa da harmonia.
São flores de primavera.
Caricias das brisas suaves.
Que o luar enaltece.
 Fonte da graça reluz.
Não me leves para o rio, ou o riacho.
Cortinas das belas ramadas.
Festas de amor nas madrugadas.
Doçuras do por do sol.
Coloridas, perfumadas do sertão do meu amor.
Sertão bonito, altaneiro. Brilhantes, rosas em flor.

Autoria: Hilda Pereira

QUINOA: GRÃO DO BEM



De nome estranho e ainda pouca popularizada, a quinoa é considerada um alimento completo pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por reunir vantagens tanto de cultivo quanto nutritivas. Para começar, a quinoa é muito resistente e pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, inclusive os secos ou muito úmidos. Suporta frio, calor, vento e outras adversidades naturais, podendo servir como alimento para comunidades de baixa renda.
Entre as propriedades nutricionais, a quinoa, apesar de ser um cereal, não contém glúten (que em excesso pode causar problemas intestinais e digestivos) e possui grande concentração de proteína (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano), zinco e ferro. Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e antiinflatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo.
As vantagens não param por aí. A quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do instestino, afastando o incômodo da prisão de ventre, além de ajudar a emagrecer pois prolonga a saciedade. Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também possui vitaminas que controlam diversas funções do nosso metabolismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E.


Indicações e preparo

Qualquer pessoa pode consumir a quinoa, mas por ser tão rica em proteínas, além de recomendada para vegetarianos, ela também é indicada para pessoas com hipersensibilidade ao leite e às pessoas portadoras de doença celíaca (que não podem consumir alimentos com glúten, ou seja, os que possuem cevada, aveia, trigo e centeio). Idosos também devem consumir quinoa, já que ela estimula o fortalecimento da imunidade fisiológica. Por possuir ômega 3 e ômega 6, a quinoa é recomendada para pessoas portadoras de psoríase (doença autoimune crônica de pele) e para atletas, antes e depois dos treinos.
Você deve estar se perguntando: e o sabor é agradável? A quinoa tem sabor suave, quase neutro, e pode ser servidos tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados. A quinoa pode complementar a salada, pode fazer parte de receitas de doces ou acompanhar carnes e massas.
Depois de todas estas informações, você ainda tem dúvidas de que incluir a quinoa na sua alimentação pode trazer muitos benefícios? Se aventure no sabor da quinoa e veja o que pode trazer de bom para você e sua família.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA QUINOA OU QUINUA PARA A VIDA



De origem andina e pesquisada em terras nacionais desde os anos 1990, só agora ela começa a cair no gosto do brasileiro. Especialistas assinam embaixo: esse alimento pode fazer maravilhas pela sua saúde.
Muita gente ainda nem ouviu falar dela, mas a quinua, que não faz muito tempo desembarcou no Brasil, vem aos poucos conquistando mais espaço em restaurantes e lojas de produtos naturais. E quem ganha com isso, claro, é o consumidor. "Apreciada e até venerada pelos povos dos Andes, ela é uma refeição", compara o cientista de alimentos Jaime Amaya Farfan, que coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação na Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo. "A quinua é muito completa em relação às quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", justifica.
Experimentos com aves mostram que o pseudocereal — sim, do ponto de vista da botânica, apesar de parecida com os grãos integrais, é isso o que a quinua é — carrega substâncias capazes de melhorar o transporte de oxigênio pelas células do sangue. Isso, inclusive, justifica em parte a sobrevivência dos antigos exércitos andinos ao chamado "mal da altitude", ou seja, jornadas de trabalho hercúleas sob as dificuldades do ar rarefeito.
Ah, sim: a quinua também é apelidada de espinafre com grãos. "Isso por causa da proximidade entre as duas plantas", explica o agrônomo Walter Quadros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Cerrados, no Distrito Federal.

AGUARDEM! AINDA TEM MAIS....

AMIGO SALÚ, QUE TEU ENCONTRO COM O PAI SEJA O ESPLENDOR DA VIDA ETERNA



Amigo, ex-aluno, colega na profissão, fostes para aqueles que privaram da tua companhia e da tua amizade, um verdadeiro irmão. A tua tranquilidade fortalecia os inquietos, o teu soriso irradiava alegria, a tua postura de homem digno dava exemplos a muitos. A tua fé te fortalecia, e com certeza
te levou ao Pai. Fica a saudade, as lembranças, mas, também  a certeza da tua vitória no céu.
Vá em paz e se puder olhe por nós. Amém!

domingo, 14 de abril de 2013

PAPA FRANCISCO, CRIA GRUPO PARA ESTUDAR A REFORMA DA IGREJA



Um mês após sua eleição para suceder Bento XVI, que renunciou ao pontificado no dia 28 de fevereiro, o papa Francisco criou um grupo de oito cardeais de todos os continentes para “aconselhá-lo no governo da Igreja” e estudar um projeto de reforma da Constituição da Cúria. A criação do grupo foi anunciada ontem (13), em comunicado da Secretaria de Estado do Vaticano.
Com isso, o papa inicia a reforma, depois de um período inicial em que se manteve discreto acerca desses assuntos, enquanto defendia uma Igreja misericordiosa, pobre e missionária.
Os cardeais nomeados são dois europeus, dois latino-americanos, um norte-americano, um indiano, um congolês e um australiano. Alguns deles apareciam, antes do conclave que elegeu Francisco, entre os prováveis sucessores do papa Bento XVI.
Os cardeais vão trabalhar na revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, do papa João Paulo II, na Cúria Romana.
Segundo o comunicado do Vaticano, a primeira reunião do grupo será de 1º a 3 de outubro, mas o papa já está em contato com os oito cardeais.
O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, disse em entrevista coletiva, que o papa Francisco mostrou ter recebido as sugestões feitas pelo Colégio Cardinalício durante as Congregações Gerais, na preparação do conclave que o elegeu no mês passado. De acordo com Lombardi, o grupo de cardeais foi “convocado para aconselhar”, mas quem realmente ajuda o papa a governar a Igreja, todos os dias, é a Cúria Romana, com seus colaboradores estáveis e permanentes.

domingo, 7 de abril de 2013

O DOMINGO DA MISERICÓRDIA



       No dia 30 de abril do ano 2000, o Santo Padre João Paulo II, na canonização de Santa Faustina, proclamou o segundo da páscoa, como o domingo da Divina Misericórdia: “É importante, então, que acolhamos inteiramente a mensagem que nos vem da palavra de Deus neste segundo Domingo de Páscoa, que de agora em diante na Igreja inteira tomará o nome de “Domingo da Divina Misericórdia”“.O Santo Padre pronunciou essas palavras depois de algumas considerações sobre a misericórdia divina, devoção característica de Santa Faustina.
         Reproduzo, com breves comentários, alguns trechos da homilia do Santo Padre na ocasião. “Antes de pronunciar estas palavras, - Jo 20,21 - Jesus mostra as mãos e o lado. Isto é, indica as feridas da Paixão, sobretudo a chaga do coração, fonte onde nasce a grande onda de misericórdia que inunda a humanidade.
“Daquele Coração a Irmã Faustina Kowalska, a Bem-aventurada a quem de agora em diante chamaremos Santa, verá partir dois fachos de luz que iluminam o mundo”.  "Os dois raios, explicou-lhe certa vez o próprio Jesus, representam o sangue e a água”. A água nos lembra do Batismo e o dom do Espírito Santo e o sangue a Eucaristia.  E é o próprio Cristo que manda Santa Faustina proclamar para o mundo inteiro a misericórdia que jorra de seu coração.  
Esta mensagem Jesus a confiou à Santa Faustina no tempo entre a primeira e a segunda guerra mundiais, tempo de grandes sofrimentos que antecipavam outros maiores ainda.
Jesus disse à Irmã Faustina: ‘A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a misericórdia divina’  (Diário, pág. 132). Através da obra da religiosa polaca, esta mensagem esteve sempre unida ao século XX, último do segundo milênio e ponte para o terceiro.
Não é uma mensagem nova, mas pode-se considerar um dom de especial iluminação, que nos ajuda a reviver de maneira mais intensa o Evangelho da Páscoa, para o oferecer como um raio de luz aos homens e às mulheres do nosso tempo”  E o Santo Padre se pergunta: “O que nos trarão os anos que estão diante de nós? Como será o futuro do homem sobre a terra? A nós não é dado sabê-lo.
Contudo, é certo que ao lado de novos progressos não faltarão, infelizmente, experiências dolorosas. “Mas a luz da misericórdia divina, que o Senhor quis como que entregar de novo ao mundo através do carisma da Irmã Faustina, iluminará o caminho dos homens do terceiro milênio”.
E continua: “Assim como os Apóstolos outrora, é necessário, porém, que também a humanidade de hoje acolha no cenáculo da história Cristo ressuscitado, que mostra as feridas da sua crucifixão e repete:  A paz seja convosco!
É preciso que a humanidade se deixe atingir e penetrar pelo Espírito que Cristo ressuscitado lhe dá. É o Espírito que cura as feridas do coração, abate as barreiras que nos separam de Deus e nos dividem entre nós, restitui ao mesmo tempo a alegria do amor do Pai e a da unidade fraterna.”


         Eis aí internautas amigos,  a grande mensagem desse domingo. As dores da humanidade frutos de nossos pecados, só podem encontrará remédio se todos os seres humanos se abrirem para a misericórdia divina que se derrama sobre o mundo do coração de Jesus ressuscitado.
A paz começa com o perdão dos pecados, ou seja, com a experiência do amor de Deus que nos pacifica desde as profundidades abissais de nosso espírito. Depois ela se estende aos irmãos de humanidade vistos agora com os olhos da divina misericórdia plantada em nós pelo dom do Espírito Santo. Santa Faustina viveu intensamente essa experiência, como nos atesta o Santo Padre:
 “A Irmã Faustina Kowalska deixou escrito no seu Diário: ‘Sinto uma tristeza profunda, quando observo os sofrimentos do próximo”. Todas as dores do próximo se repercutem no meu coração; trago no meu coração as suas angústias, de tal modo que me abatem também fisicamente.
Desejaria que todos os sofrimentos caíssem sobre mim, para dar alívio ao próximo’ (pág. 365). Eis a que ponto de partilha conduz o amor, quando é medido segundo o amor de Deus!”.
         Também nosso olhar sobre o mundo criado pode se modificar e nós aprenderemos a respeitá-lo e a cuidar dele como de nossa própria casa e também casa de Deus.
Hoje, em nosso país, preocupa-nos de forma especial o flagelo da violência que vem ceifando tantas vidas inocentes - deve preocupar-nos também a tentativa de legalizar a violência horrorosa do aborto – e o processo progressivo de degradação do meio ambiente.
E, no mundo, os conflitos que explodem em violência, fruto da injustiça e do ódio instalado no coração de muitos povos. È hora de lutar pela paz. Comece, entretanto, em seu coração, em sua casa, em sua comunidade. É preciso desejar a paz com a sede de quem caminha no deserto e transformar essa sede em súplica. No Cristo ressuscitado está a fonte, única capaz de matar essa sede. Repita sempre: “Jesus eu confio em vós”.

Dom Eduardo Benes
Arcebispo de Sorocaba (SP)