www.hydrapreciosa.blogspot.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

OS BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE ABÓBORA E/OU JERIMUM





 Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas 
retiraria as sementes e as jogaria fora, mantendo 
apenas o legume, e isso é um grande desperdício. 
As sementes de abóbora não apenas são 
comestíveis, mas também inacreditavelmente 
saudáveis e dão um ótimo petisco.

Sementes de abóbora são ricas em ácidos 
minerais e vitaminas. Elas podem ajudar a 
reduzir a pressão sanguínea, estimular o 
sistema imunológico e auxiliar na prevenção do câncer.

As sementes também são ricas em antioxidantes, transformando-as em um poderoso complemento à sua dieta.

Os altos níveis de ferro e magnésio são ótimos energéticos, fazendo com que sejam ótimos petiscos para depois dos exercícios. Elas previnem a formação de pedras nos rins e são excelentes fontes de zinco, potássio e fósforo.

Se isso não for suficiente, as sementes de abóbora destroem vermes e aumentam o nível de fertilida

Outros benefícios das sementes de abóbora
Previnem constipação e promove um sistema digestivo saudável.
Previnem envelhecimento precoce e promove a longevidade.
Previnem pedras nos rins e osteoporose.
Reduzem os riscos de câncer de próstata e diabetes.
Reduzem os sintomas de asma, artrite, ansiedade e depressão.
Reduzem os níveis de colesterol e riscos de ataque cardíaco e AVC.
Reduzem a pressão sanguínea.
Melhoram as funções cerebrais e memória.
Estimulam o sistema imunológico e densidade óssea.
Estimulam sua energia e melhoram o humor.


Como preparar as sementes de abóbora:

Limpe as sementes - você deve limpar as sementes meticulosamente até que não haja mais restos de abóbora nelas. A melhor maneira de fazer isso é colocar sementes e miolo dentro de uma tigela grande com água e retirá-las com as mãos. As sementes flutuarão na superfície.

Cozinhe as sementes por 10 minutos em água com sal - ponha as sementes limpas em água fervente com 1 colher de chá de sal, deixando-as cozinharem por 10 minutos. Isto as tornará mais fáceis de serem digeridas.

Coe as sementes para secá-las. Elas não precisam estar completamente secas, mas é o recomendado.

Espalhe as sementes sobre uma assadeira e regue-as com um fio de azeite de oliva. Certifique-se de que elas estejam todas com uma fina camada de azeite e depois, pulverize um pouco de sal. Espalhe-as bem na assadeira, evitando que se superponham umas às outras.

Asse as sementes por 10 minutos, à temperatura de 162 graus C. Retire do forno e misture. Deixe assando por mais 8-10 minutos. Durante os últimos 5 minutos, abra algumas sementes para ver se não estão queimando. Não as deixe ficar escuras.


                                                                  Lembretes:

Ao preparar uma abóbora, guarde as sementes.
Acrescente sementes de abóbora picadas ao seu cereal.
Certifique-se de que as sementes estejam secas ao assá-las.
Acrescente sementes de abóbora picadinhas às suas vitaminas e sucos.
Armazene-as numa vasilha hermeticamente fechada e na geladeira.

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=4183

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PAPA FRANCISCO: HÁ UM PROBLEMA MUNDIAL QUE É A CORRUPÇÃO

"Hoje em dia, o mundo está em guerra contra si mesmo, ou seja, o mundo está em guerra, como digo, uma guerra em folhetins, aos pedaços"


Em entrevista exclusiva à Renascença, o Papa Francisco diz que as pessoas estão desiludidas com a “corrupção a todos os níveis”.

Esta entrevista acontece em plena crise dos refugiados. Santo Padre, como está a viver esta situação?
É a ponta de um iceberg. Vemos estes refugiados, esta pobre gente que escapa da guerra, que escapa da fome, mas essa é a ponta do iceberg. Porque debaixo dele, está a causa. E a causa é um sistema socioeconómico mau e injusto, porque dentro de um sistema económico (dentro do mundo, falando do problema ecológico, da sociedade socioeconómica, da política) o centro tem de ser sempre a pessoa. E o sistema económico dominante, hoje em dia, descentrou a pessoa, colocando no centro o deus dinheiro, que é o ídolo da moda. Ou seja, há estatísticas, não me recordo bem (isto não é exato e posso equivocar-me), mas 17% da população mundial detém 80% das riquezas.
No Angelus de 6 de Setembro, lançou o desafio às paróquias para que acolham refugiados.

 Já houve reações? O que espera em concreto?

O que eu pedi foi isto: que cada paróquia, cada instituto religioso, cada mosteiro, acolha uma família. Uma família, não uma pessoa. Uma família dá mais segurança de contenção, um pouco para evitar que haja infiltrações de outro tipo. Quando digo que uma paróquia deve acolher uma família, não digo que tenham de ir viver para a casa do padre, para a casa paroquial, mas que toda a comunidade paroquial veja se há um lugar, um canto num colégio para aí se fazer um pequeno apartamento ou, na pior das hipóteses, que arrendem um modesto apartamento para essa família; mas que tenham um teto, que sejam acolhidos e que se integrem na comunidade. Já tive muitas reações, muitas, muitas. Há conventos que estão quase vazios.

Há dois anos, o Santo Padre já fez esse apelo e que resultados é que houve?

Só quatro. Um deles, dos jesuítas (risos); muito bem, os jesuítas! Mas o assunto é sério, porque aí também há a tentação do deus dinheiro. Algumas congregações dizem “Não, agora que o convento está vazio, vamos fazer um hotel e podemos receber pessoas e, com isso, sustentamo-nos ou ganhamos dinheiro”. Pois bem, se quereis fazer isso, pagai os impostos! Um colégio religioso, por ser religioso está isento de impostos, mas se funciona como hotel, então, que pague os impostos como qualquer vizinho do lado. Senão, o negócio não é limpo.

O Santo Padre fala disso na sua última encíclica e pede para as populações estarem mais conscientes. No entanto, verifica-se muita abstenção. Se vemos os resultados das eleições, a abstenção é quase maior do que um partido…

Porque a gente está desiludida. Em parte, por causa da corrupção, em parte pela ineficácia, em parte pelos compromissos assumidos anteriormente. E, no entanto, a Europa – volto a dizer o que disse em Estrasburgo – tem que desempenhar o seu papel, ou seja, recuperar a sua identidade. É verdade que a Europa se enganou – não estou a criticar, mas só a recordar –, quando quis falar da sua identidade sem querer reconhecer o mais profundo da sua identidade, que é a sua raiz cristã, não foi? Aí enganou-se. Bom, mas todos nos enganamos na vida… está a tempo de recuperar a sua fé.

Diz que prefere uma igreja acidentada a uma igreja estagnada. O que entende por “igreja acidentada”?

Sim, eu explico: é uma imagem de vida. Se uma pessoa tem em sua casa uma divisão, um quarto, fechado durante muito tempo, surge a humidade, o mofo e o mau cheiro. Se uma igreja, uma paróquia, uma diocese, um instituto, vive fechada em si mesmo, adoece (acontece o mesmo com o quarto fechado) e ficamos com uma Igreja raquítica, com normas rígidas, sem criatividade, segura, mais que segura, assegurada por uma companhia de seguros, mas não segura! Pelo contrário, se sai – se uma igreja, uma paróquia saem – lá para fora, a evangelizar, pode acontecer-lhe o mesmo que acontece a qualquer pessoa que sai para a rua: ter um acidente. Então, entre uma igreja doente e uma Igreja acidentada, prefiro uma acidentada porque, pelo menos, saiu para a rua.

E aqui, quero repetir uma coisa que já disse noutra ocasião: na Bíblia, no Apocalipse, há uma coisa linda de Jesus, creio que no segundo capítulo (no final do primeiro ou no segundo), em que está a falar a uma Igreja e diz: “Estou à porta e chamo” – Jesus está a bater – “Se me abres a porta, entro e vou comer contigo”. Mas eu pergunto: quantas vezes, na Igreja, Jesus bate à porta, mas do lado de dentro, para que O deixemos sair a anunciar o reino? Por vezes, apropriamo-nos de Jesus só para nós, e esquecemo-nos que uma Igreja que não está em saída, uma Igreja que não sai, mantém Jesus preso, aprisionado.

http://rr.sapo.pt/noticia/34067/entrevista_ao_papa_tenho_confianca_nos_politicos_jovens_ha_um_problema_mundial_que_e_a_corrupcao)





ALHO: Quais os seus benefícios para a saúde humana?



Desde a Antiguidade acredita-se nos benefícios que o alho traz para a saúde humana. As culturas egípcia, indiana, grega e romana tinham a visão de que o alho continha propriedades profiláticas e terapêuticas. O primeiro a descrever o efeito bactericida do alho foi Louis Pasteur. Atualmente se reconhece cientificamente que o alho previne e trata infecções patogênicas, câncer e doenças cardiovasculares, tornando-se uma das ervas medicinais mais utilizados no mundo (1).

Os componentes sulfurados do alho, como a aliina, alicina, dialil sufeto, dentre outros, são os que se destacam como benéficos para a saúde humana, e que promovem o odor característico do alho. Além disso, a grande quantidade desses componentes presentes no alho diferencia-o dos outros vegetais pertencentes ao mesmo gênero Allium. O nome científico do alho é Allium sativum (2,3).

Além desses componentes sulfurados, encontram-se outros nutrientes na composição nutricional do alho, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Unicamp (4):

Alimento em 100g/nutriente:
Energia (kcal) - 113
Proteína (g) - 7
Lipídeos (g) - 0,2
Carboidrato (g) - 23,9
Fibra (g) - 4,3
Cálcio (mg) - 14
Fósforo (mg) - 149
Sódio (mg) - 5
Potássio (mg) - 535
Magnésio (mg) - 21
Vitamina B6 - 0,44

Pesquisadores de distintas regiões do mundo se debruçam sobre as propriedades medicinais do alho, para entender os mecanismos e o efeito de seus compostos em algumas doenças. Pesquisa científica do Kuwait avaliou os efeitos do consumo de alho cru e extrato fervido em água nos níveis séricos de glicose, colesterol e triglicerídeos em ratos durante quatro semanas. 

Diferentes dosagens dos dois tipos de alho (50 e 500 mg/kg) foram oferecidas. Os autores observaram que o alho cru apresentou um intenso efeito na redução dos parâmetros analisados, podendo ter importante papel na prevenção de aterosclerose e diabetes. Já o alho aquecido teve menor efeito nos níveis séricos de colesterol e triglicérides, e nenhum efeito foi encontrado na dosagem de glicose. Eles acreditam que o processo de fervura destrua os ingredientes voláteis, ativos e quimicamente instáveis do alho (5).




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A BÍBLIA EM POESIA

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), até posteriormente ser assumido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e estender-se ao âmbito nacional.
Nossa homenagem ao maior e mais original livro de todos os tempos.


Dos muitos livros que existem    

Da Bíblia quero falar
Pois ela reúne tudo
Que o homem possa buscar
Passado, presente e futuro.
Seu conteúdo é seguro
A história pode contar.

Escrita por 40 homens
Pela inspiração divina
Levaram 16 séculos
Seguindo a mesma sina
Eles não se conheceram
Em outras eras viveram
Mas a mensagem é genuína.

É uma enciclopédia
Um livro em 73
Dividida em duas partes
Antiga e nova se fez.
Chamadas de testamentos
Luz pra todos os momentos
Renova-se a cada vez.

A Bíblia é a verdade
Ela é justa e atual
Revela o que está oculto
Discerne o bem e o mal
É a palavra de deus
Transmitindo aos filhos seus
O alimento vital.

Já instruiu pensadores
Poetas e até mesmo ateus
Tem palavras de conforto
Para ricos e plebeus
Transformou vidas sem rumo
Pra muitos serve de prumo
Pois contém poder de Deus.

Ela é luz para o caminho
É lâmpada para os pés
O manual mais completo
Saída para o revés
O guia do viajor
Perfeita fonte de amor
Suas letras são fiéis.

É o livro mais vendido
Mais lido, mais comentado,
Somente quem lê a Bíblia
Tem privilégio sagrado
De estar com o autor
Bem pertinho, do seu lado.