A
NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA...
A Neuropsicopedagogia
Clínica, aos poucos vem conquistando espaço
no território brasileiro surgindo
como uma nova área do conhecimento
e pesquisa na atuação interdisciplinar,
abarcando conhecimentos
neurocientíficos e tendo seu foco nos processos de ensino
aprendizagem.
Está pautada em atividades
que avaliam e intervêm nos processos de
aprendizagem procurando obter
informações de todas as ciências que
possam contribuir para formar o
entendimento mais detalhado da
aprendizagem de cada indivíduo.
nos processos
didático-metodológicos e na dinâmica institucional
para que ocorra um melhor
processo de ensino-aprendizagem.
Psicopedagogia, voltado para definições de
conceitos a cerca das
ciências, tendo como referência o Dr Alberto Montes de
Oca Tamez
(2006), PhD em Neurociência, define a Neuropsicopedagogia como: ..
.
“Um exercício de trabalho
interdisciplinar” sobre o processamento de
informações e modularidade da mente
em termos de Neurociência
Cognitiva, Psicologia, Pedagogia e Educação, que
ocorre na formação
multidisciplinar de profissionais voltados à área
educacional.
“O neuropsicopedagogo deve
ter amplo conhecimento dos diferentes
modelos, teorias e métodos de avaliação,
planejamento, currículo do
conhecimento da base neurobiológica do comportamento
psico-educacional e
da reabilitação neurocognitiva tanto em
crianças, adolescentes, sujeitos idosos
e pessoas com necessidades
especiais”.
FONTE: ANDRADE, Maria
Siqueira de. Psic
opedagogia Clínica:
Manual de Aplicação Prática para
Diagnóstico em Distúrbios de
Aprendizado. São Paulo: Póluss Editorial, 2008.
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