www.hydrapreciosa.blogspot.com

sábado, 4 de janeiro de 2014

ENEM – NOTAS DÃO LARGADA À CORRIDA POR VAGAS EM 2014 NA UFRN

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] 2013 neste fim de semana, começa na próxima segunda-feira (6) o cadastro dos estudantes interessados em concorrer a uma vaga de graduação nas universidades federais. O Sistema de Seleção Unificada [Sisu], criado pelo Ministério da Educação, segue aberto até a sexta-feira (10) e oferece mais de 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior. Apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte abriu 4.309 vagas em 88 cursos.



Segundo o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, esta é a primeira vez que todos os cursos da instituição usam a nota do Enem como forma de seleção dos alunos. Porém cursos nas áreas de artes, como música, dança e teatro não estão inseridos no Sisu, pois também precisam de prova prática para selecionar seus alunos. “O estudante de música, por exemplo, precisa já ter um certo conhecimento do instrumento para ingressar no curso”, declara.

A única forma de concorrer às vagas do Sisu é através do cadastro na internet. Em posse de sua nota no Enem, o candidato poderá escolher duas opções de cursos no Sisu. Ele deverá especificar a ordem de preferência entre os dois cursos, o local de oferta e até mesmo o turno em que quer estudar. Ao fim de cada dia, o sistema mostra ao estudante a posição dele em relação à vaga pleiteada e aos demais concorrentes.

Caso ele não consiga uma boa colocação, pode mudar de curso, área e instituição como quiser. “Durante todo esse período em que o sistema estiver aberto, ele pode fazer a mudança que bem entender, seja de universidade, curso ou área de conhecimento. Se ele vê que a concorrência e as notas mínimas do curso almejado estão muito altas, pode escolher outro”, explica Adelardo.

Cada instituição determina a nota mínima exigida para que o estudante possa concorrer às vagas ofertadas por ela. O pró-reitor de Graduação da UFRN explica que a universidade adota uma exigência maior nas disciplinas que tenham mais afinidade com a área do curso escolhido pelo candidato. “No caso de uma pessoa que vai fazer engenharia, a nota mínima exigida para matemática é 450. Quem não atingiu essa nota, nem poderá concorrer. O próprio sistema não permite”, explica.

Somente os candidatos que tiraram nota acima de zero na redação do Enem 2013 poderão se inscrever no processo de seleção do Governo Federal. Mas isto não significa que a nota seja suficiente para o candidato passar. A UFRN tem uma nota mínima para esta prova, que é igual para todos os cursos.

Os resultados da 1ª e 2ª chamada, de responsabilidade do MEC, são previstos para os dias 13 e 31 de janeiro. Os candidatos aprovados na primeira chamada na UFRN poderão fazer suas matrículas nos dias 17, 20, e 21. Os que passarem na segunda, terão as matrículas efetuadas nos dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro.

A terceira chamada será feita por cada instituição. O resultado dela está previso para o dia 13 de fevereiro, com matrículas abertas nos dias 18, 19 e 20.

O pró-reitor Adelardo de Medeiros afirma que, devido ao curto prazo entre o resultado das chamadas e o período de matrícula, os candidatos devem preparar a documentação necessária mesmo antes de ter acesso ao resultado.


Os documentos exigidos para a matrícula na universidade estão disponíveis no site www.sisu.ufrn.br. Segundo Adelardo de Medeiros, é importante ficar atento para o tipo de matrícula para saber que documentos são precisos. “Os documentos variam dependendo se o candidato entrou através de cota ou não, por exemplo”, coloca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário