www.hydrapreciosa.blogspot.com

sábado, 29 de março de 2014

CONHEÇA OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DA ÁGUA DA BERINJELA! ELA AJUDA A DIMINUIR A BARRIGA, A REDUZIR A CELULITE, A EMAGRECER E AINDA COMBATE O COLESTEROL.

A berinjela é um alimento versátil. Não foi à toa que tornou-se um dos principais ingredientes da culinária brasileira. Gostosa, tem papel fundamental na manutenção da saúde - e ainda infuencia na perda de peso!



"O fruto auxilia na redução da gordura da barriga, pois regula o intestino e diminui o colesterol", diz a nutricionista Eliane Collis. Com a ajuda dela e de outras especialistas, separamos para você a receita da água de berinjela que, aliada a um cardápio fácil, fará você secar 2 kg - e com muita saúde!

Por que a berinjela faz bem?

Uma dieta ideal prevê a ingestão de 25 a 30 g de fibras diariamente. "E a berinjela é ótima nesse sentido, pois possui altíssimo teor: uma unidade de 150 g tem cerca de 4,35 g só de fibras - sem contar os outros benefícios", diz Claudete Nyarady.Confira todas as vantagens dos dois tipos de fibra que fazem parte do alimento:

Fibras insolúveis

Presentes principalmente na berinjela crua, "elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome", esclarece a nutricionista Claudete Nyarady. Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.

Fibras solúveis

São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. "A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la," afirma a nutricionista Daniella Barbosa.

Os benefícios do alimento

Destaque da Matéria
Dê fim aos furinhos indesejados
Foto: Getty Images
1. Tira a gordura do corpo
É que a berinjela tem uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

2. Combate a celulite

O fruto tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

3. Previne doenças

Por ser cheia de compostos fenoicos – substâncias antioxidantes –, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células. Dessa maneira, protege o organismo de doenças como o câncer.

4. Faz o intestino melhorar

As muitas fibras do fruto agem como um laxante natural, regulando o intestino e melhorando a digestão. Assim, o corpo todo fica mais saudável e a barriga a diminui.

A água de berinjela

Receita milagrosa

Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite. As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso! Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! "Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja e beba o suco durante o dia, à vontade", diz a nutricionista Carla Pedroso.



sexta-feira, 21 de março de 2014

MEU FILHO TEM SÍNDROME DE DOWN, E AGORA?



A síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Trata-se de uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso é também conhecida como trissomia 21. Ela é causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária.

As alterações provocadas pelo excesso de material genético determinam as características típicas da síndrome. Seus portadores, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

Como é uma alteração cromossômica, é possível realizar um diagnóstico pré-natal utilizando diversos exames clínicos como, por exemplo, a amniocentese (pulsão transabdominal do líquido amniótico entre as semanas 14 e 18 de gestação), ou a biópsia do vilo corial (coleta de um fragmento da placenta). Ambos os exames diagnosticam a síndrome e outras cromossomopatias.

Características visíveis da síndrome:

- Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;

- Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;

- Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.



Segundo a Fundação Síndrome de Down, cerca de 50% das crianças portadoras da síndrome apresentam problemas cardíacos, algumas vezes graves, necessitando de cirurgia nos primeiros anos de vida.

A notícia de que uma criança nascerá com síndrome de Down causa enorme impacto nos pais e na família. Todos precisam de tempo para aceitar e se adaptar às necessidades especiais que surgirão. Por isso é importante saber que crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer suas limitações.

A história da família de Fernanda Mansur motiva muitos a não terem medo desta síndrome. Fernanda é uma advogada de Natal-RN, casada com Abdon Gosson. Eles já tinham três filhos, e quando a mais nova estava com 9 anos, conheceram Ana Flávia no orfanato. 

“Quando a vi pela primeira vez, foi como acender uma luz no meu coração, e fiquei apaixonada”, disse Fernanda. Ana Flávia passou o final de semana com a família, como normalmente acontece em um procedimento de adoção, e conquistou o coração de todos, dos pais até os irmãos. “A gente se contagiou muito com o carisma dela e quando acabou o final de semana, não tinha mais como vê-la sair de nossas vidas”, contou Samir, filho mais velho do casal.



                                           Família Mansur Gosson

“Inicialmente, foi um pouco difícil, porque nós não sabíamos os problemas que iríamos enfrentar, pois adotar uma criança é uma responsabilidade muito grande e uma com cuidados especiais é ainda maior. Deus, quando escolhe a pessoa, não escolhe os mais capacitados, mas depois que Ele escolhe é que capacita, e foi isso que fez em nossas vidas”, afirmou Abdon Gosson.

Desde o início, a menina ensinou a família a derrubar barreiras. “Eu vi que ela não iria mudar e as pessoas também não, então passei a entender que as pessoas olham porque têm curiosidade, e isso não tem problema nenhum. Acho que o preconceito parte de nós. Na verdade, com ela, a gente recebe muito mais do que dá”, explicou Fernanda.

Já se passaram vários anos desde que Ana Flávia entrou na família, e são seus próprios familiares que afirmam que “pessoas como ela são extremamente afetivas e carinhosas, conquistam por onde passam e o amor que aprendemos com elas compensa tudo”.

Uma criança com síndrome de Down é capaz de conviver muito bem na sociedade, mas é necessário que suas limitações sejam respeitadas. São capazes de aprender a fazer muitas coisas, como ler, escrever, dançar, tocar instrumentos e se essas crianças são bem estimuladas, podem fazer quase tudo.

Hoje, com a inclusão das pessoas com deficiência, todos são chamados a aprender a conviver e a respeitar limitações e diferenças, porque na verdade todos nós somos capazes de aprender e ensinar algo a alguém, e com elas não é diferente.

Entre uma criança com síndrome de Down e outras sem a doença, existem mais semelhanças que diferenças. Não devemos definir ninguém pela síndrome.
Família, não tenha medo de ter um filho com esta síndrome!

sources: Aleteia

quinta-feira, 20 de março de 2014

Confissões de um maçom

Atraído pelo ocultismo, Maurice Caillet se tornou maçom; profundamente ateu, viveu uma transformação inesperada e decisiva


Ser maçom facilitou minha ascensão profissional. No entanto, em 1983, tive grandes dificuldades profissionais. Ao mesmo tempo, a saúde da minha esposa Claude me preocupava cada vez mais. Ela apresentava problemas digestivos graves e muito dolorosos. Quase não comia. Nenhum tratamento, nem científico nem oculto, conseguia resolver seus males.

Eu propus a Claude que saísse da Grã-Bretanha e fosse passar uns dias em Font Romeu, levando em consideração os benefícios de uma mudança de clima. No início de fevereiro de 1984, eu a levei até lá, deitada no carro. Infelizmente, ela teve de permanecer de cama durante todo esse período.
 
Um choque cosmo-telúrico

Então, tive uma ideia muito estranha para um
ateu. Eu lhe propus que, na viagem de volta, passássemos por Lourdes. Eu esperava que isso provocasse nela um choque psicológico salvador ou um choque cosmo-telúrico. Segundo minhas pesquisas em radiestesia e geobiologia, este lugar se encontrava situado em um cruzamento de correntes telúricas.

O choque foi imenso! Seu marido – médico,
maçom e anticlerical – lhe sugeria ir a Lourdes! Cristã no segredo do seu coração, Claude começou a temer que um fracasso deste passo aumentasse meu ceticismo e ateísmo.

Em
Lourdes, fomos à Gruta na qual os cristãos acreditam que Nossa Senhora apareceu a uma jovem pastora, Bernardette; depois, fomos às piscinas nas quais os doentes vindos em peregrinação se submergiam, acreditando que aquela água fosse milagrosa.

Confiando Claude aos especialistas do local, busquei refúgio em uma cripta. Estavam celebrando uma Missa. Escutei com atenção. Em um determinado momento, o padre se levantou e leu estas palavras: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto”.

Esta frase, que eu tinha ouvido muitas vezes em ritos de iniciação
maçônicos, era uma palavra desse Jesus que eu considerava um sábio e um grande iniciado, mas não o Senhor! Seguiu-se um grande momento de silêncio e escutei claramente uma doce voz que me dizia: “Está bem, você pede a cura de Claude, mas o que você tem a oferecer?”.

Fascinado por estas palavras interiores, só voltei aos meus sentidos no momento em que o sacerdote elevou a Hóstia e no qual, pela primeira vez, reconheci Cristo neste humilde pedaço de pão: era a Luz que eu havia buscado, em vão, em inúmeras iniciações.

Em um instante e como resposta, só vi a mim mesmo como oferenda. Eu, o
ateu, anticlerical durante mais de 40 anos...

No final da Missa, segui o padre até a sacristia e pedi que ele me batizasse, sem suspeitar que era necessária toda uma preparação para receber este sacramento. Ele me explicou o procedimento e me encaminhou ao arcebispo de Rennes.
 
Minha nova vida

Motivado pela experiência que acabara de viver, fui encontrar Claude. Ela pôde constatar a nova alegria que emanava de mim. Na viagem de volta, minha curiosidade insaciável pela fé e pela vida cristã, pela maneira de rezar, bem como meu desejo de ser batizado, convenceram-na da veracidade da minha transformação.

Foram meus primeiros passos em minha nova vida. Cada vez mais atraído por esta Luz que eu havia visto em Lourdes, retirei pouco a pouco, com muita dificuldade, todo vínculo com o ocultismo e a
maçonaria.

Começou para mim uma existência orientada ao amor a Deus e aos outros.

Com relação a Claude, ela recuperou a saúde inesperadamente.

(Artigo publicado originalmente em
L’1visibile)

quarta-feira, 19 de março de 2014

PAPA: A QUARESMA É PARA AJUSTAR A VIDA, ARRUMÁ-LA.

O sinal de que estamos distantes do Senhor é a hipocrisia. “O hipócrita não necessita do Senhor, pensa que se salva sozinho".


A Quaresma é um tempo para “ajustar a vida”, “para aproximar-se do Senhor”. Foi o que destacou o Papa Francisco na Missa desta manhã, na Casa Santa Marta.

O Papa Francisco iniciou a sua homilia destacando a palavra-chave da Quaresma: conversão. Comentando a primeira Leitura, extraída do Livro de Isaías, observou que o Senhor chama à conversão duas “cidades pecadoras” como Sodoma e Gomorra. Isso significa que todos “precisamos mudar de vida”. Todavia, advertiu, o Senhor pede uma aproximação sincera e nos adverte quanto à hipocrisia:

"Que fazem os hipócritas? Maquiam-se de pessoas boas: rezam olhando para o céu, mostrando-se, sentem-se mais justos do que os outros, desprezam os outros."

Às vezes, essas pessoas se comportam assim só porque conhecem um bispo, um cardeal ou porque alguém na família é benfeitor. “Mas isso é hipocrisia” – reiterou o Papa. “Ninguém é justo por si mesmo, todos precisamos ser justificados. E o único que justifica é Jesus Cristo.”

Por isso, precisamos nos aproximar do Senhor, que, na primeira Leitura, nos pede: “Lavai-vos, purificai-vos! Tirai da minha vista as vossas más ações! Cessai de praticar o mal, aprendei a fazer o bem”. Este é o convite. Mas, pergunta Francisco, “qual é o sinal de que estamos no caminho certo?”

"Socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva. Cuidar do próximo: do doente, do pobre, do necessitado, do ignorante. Esta é a medida de comparação. Os hipócritas não sabem fazer isso, não podem, porque estão tão preocupados com si mesmos que estão cegos para olhar para os outros. Quando alguém caminha um pouco e se aproxima do Senhor, a luz do Senhor o faz ver essas coisas e vai ajudar os irmãos. Este é o sinal, este é o sinal da conversão."

Eis que a Quaresma é o tempo propício para esta conversão, como nos relata também o capítulo 25 do Evangelho de Mateus:

"A Quaresma é para ajustar a vida, arrumá-la, mudar de vida para aproximar-se do Senhor. O sinal de que estamos distantes do Senhor é a hipocrisia. O hipócrita não necessita do Senhor, pensa que se salva sozinho, e se fantasia de santo. O sinal de que nós nos aproximamos do Senhor com a penitência, pedindo perdão, é que nós cuidamos dos irmãos necessitados. Que o Senhor nos dê a todos luz e coragem: luz para conhecer o que acontece dentro de nós e coragem para nos converter, para nos aproximar do Senhor. É belo estar próximo do Senhor."

(Rádio Vaticano)


PARABÉNS PE. CÉLIO

O que é um Amigo?



Amigo é o nome que se dá aquela com quem mantemos um relacionamento de afeto, consideração e respeito.

O amigo é aquele por quem possuímos uma grande afeição, é aquele a quem somos leal, rezamos por ele pedindo por sua paz, vida e saúde... É aquele que amamos fraternalmente.

Para denominar uma pessoa de amigo, não é necessário os conhecer a muito tempo, muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos.

Você  Pe. Célio, entrou  assim na nosa vida, uma  pessoa  amável, querida, apaixonante,  que passamos a confiar acima de qualquer coisa, que está sempre disposto a nos ajudar, quer seja em situações boas ou ruins.

Em alguns momentos, o amigo não precisa ter necessariamente os mesmos gostos e vontades, e em certos casos é esse exatamente o fato que nos une. O amigo não precisa ser alguém completamente idêntico. É aquele que tem o poder de acrescentar ao outro, com suas ideias, momentos de vida, informações ou apenas alguém para dividir momentos e sentimentos.

Por isso hoje, pedimos licença para chama-lo de amigo, e ainda, um amigo querido, sábio, próximo de Deus e que nos leva a Deus. Diante desse contexto, te parabenizamos por nove anos de caminhada sacerdotal.

Feliz o povo que tem um pastor para conduzi-los com responsabilidade, com seriedade e com espiritualidade. Feliz somos nós que o temos o privilégio de recer teus conselhos e orientações.


Parabéns!   Hilda e Josimar

SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA, PAI NUTRÍCIO DE JESUS – PATRONO DA IGREJA CATÓLICA


Ao narrar o nascimento de Jesus, o evangelista Mateus, destaca a figura de José, colocando-o em estreita relação com Abraão, o pai de povo hebreu e com Davi, de cuja descendência nasceria o Salvador. (Cf. Mt, 1, 1-24). Em sua descrição genealógica, demonstra que entre Abraão e Davi, houve quatorze gerações e de Davi até o exílio da Babilônia, mais quatorze gerações e desde aí até o nascimento de Cristo, mais quatorze, sinalizando o simbolismo do número sete, o número da plenitude, duplamente presente nas três partes da ordem genealógica. Passa a descrever a forma espiritual e miraculosa com que se deu o nascimento de Jesus Cristo, narrando a experiência vital de José, o homem justo, demonstrando que mais importante que o puro dado genealógico, é a descendência na linha da fé, cuja origem maravilhosa está em Abraão aquele que acreditou contra toda esperança. São Paulo, na carta aos Romanos (cf. Rom.4, 1-25), discorre sobre a justificação de Abraão pela fé, uma vez que não se salvou pela observância da lei só revelada bem mais tarde no Sinai a Moisés. Tal fé tem seu ponto máximo ao momento do nascimento do Messias, e para ela se abrem de forma esplendorosa José e Maria de Nazaré. José, ao lado da santa esposa, está posto nos umbrais do momento messiânico, provado por Deus e mostrado como modelo de fé e disponibilidade diante o plano do Altíssimo. Mateus classifica José como homem justo, aquele em cuja alma se dava a justificação do alto, aquele cujo espírito estava ajustado de forma madura e plena com o Senhor do Universo, Deus Pai amoroso e onipotente que cria e salva a humanidade. Pela sua fé, na condição de esposo legal e casto de Maria, se realiza a paternidade espiritual pela qual o Salvador, gerado pela força do Espírito Santo no seio virginal da jovem de Nazaré, cumpre a promessa feita aos primeiros pais e confirmada na profecia de Natan a Davi.
Em José se evidencia de forma eloquente a vocação do homem maduro que se realiza em ser fiel a toda prova, ao não abandonar Maria na concepção extraordinária do Menino de Belém. Nele se pode contemplar a integridade de alma, ao despojar-se de si mesmo diante do plano de Deus, disponibilizando-se total e indivisamente para a missão de ser pai legal, adotivo, do Menino Deus. Ao lado da Virgem esposa, José é modelo de pai que cuida do filho, na certeza de estar servindo humildemente a Deus e de estar diante de um mistério que só pode ser entendido dentro do prisma da mais genuína fé e do mais completo amor.
Na vida da Igreja, José sempre ocupou lugar de distinção, respeito e veneração. Os documentos do século VII, a festa litúrgica introduzida no século XII, a expansão de sua devoção no ocidente, sobretudo a partir do século XV e as várias distinções dadas ao seu nome nos tempos modernos, fazem de São José um dos santos mais queridos e populares do mundo cristão. O papa Pio IX (1846-1878) o declarou Patrono Universal da Igreja, por ter sido escolhido por Deus para cabeça da família de Nazaré, a primeira Igreja Doméstica. Sendo esposo de Maria Santíssima, pai putativo de Jesus, se torna também patrono da Igreja, Corpo Místico de Cristo.

Mediante a confiança depositada por Deus neste homem justo e bom, o fiel encontra razões para submeter-se ao seu patrocínio e à sua intercessão, em Cristo, para que suplique ao Pai em todas as suas necessidades, sobretudo as relacionadas com a família, a educação dos filhos e a manutenção geral dos lares. Muitos seminários e outras casas de formação dos futuros sacerdotes são postos sob o patrocínio de São José, bem como mosteiros e conventos, pois ele é modelo de alguém que se entregou total e indivisivelmente à obra do Senhor, não querendo nada para si, mas tudo para Deus.

terça-feira, 18 de março de 2014

ORAÇÃO PARA OS MOMENTOS EM QUE VOCÊ NÃO SENTE DEUS

Quando a vida espiritual está difícil e seca como o deserto, o melhor caminho ainda é dirigir-se a Deus.



Abbá, meu Pai,
Vós vos escondestes
Na escuridão que há após a luz.
O sorriso do vosso Filho
Se desvanece da minha memória
E o vento do vosso Espírito
É agora uma leve brisa que mal sinto.
Tudo o que me resta é matéria e forma,
Ícones e palavras.
Sinto-me como o inverno
Que vejo pela janela do meu coração.
Minha alma passa por este inverno.

Abbá, meu Pai,
Eu ainda creio em Vós.
Ainda combato convosco,
Mesmo sabendo que perderei a batalha.
Mas batalharei até entrar no vosso reino,
Segundo seu Filho nos disse.
Enviai o vosso Espírito
E derretei o inverno da minha alma
Rumo a uma nova primavera.

Eu vos peço esta graça, Abbá,
No doce nome do vosso Filho Jesus.
Amém.


sources: Vivificat

domingo, 16 de março de 2014

O CÂNCER DE MAMA NA VIDA DE UMA MULHER

Veja como amor e a amizade demonstrada concretamente podem ajudar uma pessoa a superar as dificuldades mais delicadas da vida.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, mais comum entre as mulheres, e corresponde a 22% dos novos casos a cada ano.

Estatísticas revelam um aumento na incidência deste tipo de câncer em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta faixa etária sua ocorrência cresce de maneira rápida e progressiva.

No Brasil, em 2011, foram registradas 13.345 mortes em consequência do câncer, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. Para este ano, as estimativas preveem 57.120 novos casos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, 1 de cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

A quantidade de mulheres que encontramos fazendo um tratamento de quimioterapia por causa deste tipo de câncer aumentou consideravelmente nos últimos 50 anos.

Mas o que acontece com os sentimentos de uma mulher que vive essa experiência? Muitos de nós imaginamos como pode se sentir uma mulher ao saber que terá parte do seio, ou todo ele, retirado, ficará careca por causa da medicação e viverá mudanças consideráveis, que atingirão, aparentemente, sua feminilidade.

A solidão pode ser um sentimento que assola a paciente com câncer de mama. Mas é importante fazê-la sentir que não está sozinha. O apoio de familiares e amigos é fundamental para superação da doença e do estigma que a acompanha. Muitos médicos dizem que a pior parte do tratamento é este sentimento de solidão e tristeza que pode levar a uma depressão. É necessária a conscientização da paciente, mas também dos que a rodeiam, da importância do apoio daqueles que estão ao seu lado, para adquirir a força e sustento que ajudarão a superar a batalha.

A história de Gerdi McKenna e suas amigas nos ajuda a ilustrar este quadro. Gerdi é uma sul-africana de 35 anos que luta contra o câncer de mama. Mãe de um menino de cinco anos e uma menina de um. Um dia, McKenna recebeu um convite de uma de suas amigas para uma sessão fotográfica. O que ela não sabia era que, em solidariedade ao que estava vivendo na luta com o câncer, suas amigas resolveram raspar o cabelo, mesmo sem nunca terem passado por tal experiência.

“O primeiro rosto que eu vi foi o da minha irmã, que mora a duas horas de distância, mas sem cabelo! O que vi a seguir foi a minha mãe, também careca. E depois todo mundo ali tirou os gorros que estavam usando e mostraram suas cabeças raspadas. Fiquei completamente espantada, não tinha ideia do que estava acontecendo. Seguiu-se uma torrente de lágrimas”, revelou Gerdi, ao viver esta experiência transformadora.


A atitude das amigas de McKenna surpreendem o mundo, pois exprimem como o amor e a amizade, demonstrados concretamente, podem ajudar uma pessoa a superar as dificuldades mais delicadas da vida, se ao seu lado existe o suporte necessário.

sexta-feira, 14 de março de 2014

O papa quer estudar as uniões homossexuais para entender os seus porquês

No centro da reflexão do papa, as crianças adotadas por parceiros do mesmo sexo e a transmissão da fé a elas


Como bom jesuíta, o papa Francisco adota a prática inaciana de analisar pareceres e informações a propósito dos diversos assuntos. E um dos temas que ele vem estudando são as uniões entre pessoas do mesmo sexo. "Não há nenhuma bênção no horizonte, nem uma abertura doutrinária", mas sobre a mesa, "entre os muitos assuntos a considerar, também está o dos casais gays" (Il Messaggero, 10 de março).

Em particular, o interesse do papa se concentra na pastoral com as crianças adotadas por parceiros homossexuais. "Os pequenos têm direito a um batismo e a um caminho de fé, exatamente como todos os outros, nem mais nem menos".

Francisco já abordou a questão ao falar com os superiores gerais das congregações religiosas, no final de novembro, observando que, "no âmbito educativo, as uniões gays nos apresentam novos desafios que às vezes são difíceis de entender".

E é para entender os contextos desses novos núcleos que o papa enviou a todas as conferências episcopais um questionário com 38 perguntas sobre uniões homossexuais, aborto, divórcio, sexo antes do casamento e eutanásia, entre outros assuntos, para formar um panorama da sociedade atual. O sínodo sobre a família, convocado para o próximo semestre, analisará todas essas questões.

O cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, disse em entrevista à rede NBC que o papa Francisco "quer estudar as uniões gays e civis para compreender as razões que levaram alguns países a legalizar a união civil de casais do mesmo sexo" (L’Unità, 10 de março).

O pontífice, acrescentou Dolan, "não chegou a dizer que é a favor das uniões homossexuais", mas que os líderes da Igreja devem "olhar para essas uniões e ver as razões que as fizeram se tornar uma realidade, em vez de se apressar em condená-las. Vamos simplesmente tentar nos fazer perguntas sobre o porquê de algumas pessoas terem recorrido a essas uniões”.

O cardeal reiterou que a centralidade do casamento entre homem e mulher para a sociedade não é apenas um "fato de interesse sagrado e religioso". Disse ele: "Se diluirmos o significado sagrado do casamento, a minha preocupação é que não só a Igreja sofra as consequências, mas toda a nossa sociedade e a nossa cultura". Tentar entender as razões de quem defende outros caminhos, no entanto, "é bem diferente, e o papa seria o primeiro apoiador desse esforço de entendimento".

De acordo com Dolan, o papa quer prestar atenção às várias situações, evitando as casuísticas que simplificam o fenômeno e sacrificam a humanidade da pessoa e a atenção que ela merece, no caminho da misericórdia e do acolhimento do homem contemporâneo. Afinal, esse “percurso de acolhimento” faz parte da definição de Igreja para Bergoglio.

Nos Estados Unidos, os pronunciamentos do papa Francisco sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo são acompanhados com particular interesse desde julho do ano passado, quando ele declarou: "Se alguém é gay e procura Deus com boa fé, quem sou eu para julgar?". Em setembro, a histórica revista gay "The Advocate" dedicou a sua capa ao pontífice (La Stampa, 10 de março).

O papado de Bergoglio se mostra cada vez mais aberto e corajoso. Na Igreja de Francisco, como observou o cardeal Francesco Coccopalmerio, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, "podemos dizer o que pensamos" e discutir os assuntos "respeitando a doutrina", mas "sem fingir que os problemas não existem, como no caso dos divorciados que voltam a se casar​​" (La Repubblica, 10 de março).

O papa, comenta dom Domenico Mogavero, bispo de Mazara del Vallo e membro da Comissão Episcopal para os Migrantes, "está trilhando novas estradas de misericórdia em vez de condenação. Ele não vai mudar a doutrina da Igreja sobre o casamento entre homem e mulher, mas vai estudar novas soluções pastorais sobre as novas realidades, que incluem as uniões que surgem sem o vínculo do matrimônio. Esta perspectiva de abraçar em vez de fechar encontra resistências, infelizmente, dentro da Igreja, mas também encontra muitos bispos e leigos dispostos a assumir o risco de segui-la".

O que o papa está pedindo da Igreja de hoje, disse dom Mogavero, é "mais misericórdia, mais amor e não a condenação. Não a cruzada. O papa João XXIII já nos pedia para condenar o erro, mas não condenar quem erra. Ele foi criticado dentro da Igreja, como acontece hoje, em parte, com Francisco. Mas nós temos que prosseguir sem medo. Existe uma humanidade ferida que pede ajuda e consideração. Os casais não unidos em matrimônio​​, os casais homossexuais, são uma realidade. A Igreja não pode se esconder atrás dos muros. Temos que evitar tanto o extremismo de quem quer aberturas incondicionais quanto o de quem só quer que a Igreja se feche, mas precisamos procurar novas maneiras de trazer a todos a mensagem de Jesus".
sources: Aleteia


quarta-feira, 12 de março de 2014

SACERDOTE CONCEBIDO EM UM ESTUPRO: PERDOEI MEU PAI E OUVI SUA CONFISSÃO

                 "Deus me permite ser sacerdote para perdoar, não para julgar"



Um sacerdote do Equador contou como foi concebido em um estupro, quando sua mãe tinha 13 anos, e mais tarde não só perdoou seu pai, mas ouviu sua confissão.

"Eu poderia ter acabado em uma lata de lixo, mas me deram a vida", disse o Pe. Luis Alfredo León Armijos, de 41 anos, em uma entrevista ao ACI Prensa.

O sacerdote contou como sua mãe, María Eugenia Armijos, teve de trabalhar como faxineira para ajudar seus pais a manter seus 7 irmãos. Ela tinha apenas 13 anos quando "o dono da casa, aproveitando que ela estava sozinha, estuprou-a e a deixou grávida".

A família de María Eugenia a rejeitou: "Não queriam que a criança nascesse; então a espancaram, batendo em sua barriga, e lhe deram bebidas para provocar um aborto", relatou.

A menina decidiu fugir à cidade de Cuenca, onde deu à luz Luis Alfredo, que nasceu com problemas respiratórios, devido à pouca idade da mãe.

Depois de um tempo, María Eugenia voltou à sua cidade (Loja) com o bebê. "Ela acabou ficando sob os cuidados do seu estuprador, meu pai, quem me reconheceu como filho e disse que cuidaria de mim. Mas isso não significa que a relação entre eles era boa", disse o sacerdote.

"Tiveram outros três filhos, mas minha relação com ele era distante", explicou.

Quando Luis Alfredo completou 16 anos, foi convidado a participar da Renovação Carismática. "Lá, tive meu primeiro encontro com Cristo", disse.

Aos 18 anos, decidiu entrar no seminário, e foi ordenado aos 23 anos de idade, com uma autorização especial do bispo, devido à sua curta idade.

Seus pais se separaram dois anos depois e sua mãe finalmente lhe contou como ele tinha sido concebido. Luis Alfredo tinha julgado muito seu pai por tudo isso, mas logo percebeu que "Deus lhe permitia ser sacerdote para perdoar, não para julgar".

Anos mais tarde, ele recebeu uma ligação do seu pai, que seria submetido a uma cirurgia. "Ele estava com medo e me pediu para confessá-lo", contou.

Depois de muitos anos, seu pai se confessou e recebeu a Comunhão.

"Você pode chegar a conhecer sua própria história e acabar odiando sua vida. Pode julgar Deus, como eu fiz. Mas descobri que o amor de Deus esteve sempre comigo e cuidou de mim", comentou.

"O que sinto agora é gratidão. A própria vida é um presente especial de Deus", concluiu.

O Pe. Luis Alfredo é atualmente pároco de San José, em Loja (Equador).


(Artigo publicado originalmente por LifeSiteNews.com)

INFLAÇÃO OFICIAL ACELERA EM FEVEREIRO, PUXADA POR EDUCAÇÃO, DIZ IBGE


Variação do IPCA foi de 0,55% em janeiro para 0,69% no mês seguinte.
Preços de cursos regulares exerceram maior impacto, com alta de 7,64%.
A inflação ganhou força em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo – acelerou para 0,69% em fevereiro, após ter avançado 0,55% no mês anterior. Em fevereiro de 2013, a taxa fora de 0,60%.


O que mais pesou sobre o desempenho da inflação oficial foi o grupo de gastos com educação, cujos preços subiram 5,97%, influenciados pelo aumento do valor das mensalidades dos colégios. Nos cursos regulares, o avanço foi de 7,64%, "o maior impacto individual", segundo o IBGE. Nas mensalidades dos cursos diversos, como de idioma e informática etc, a alta foi de 5,95%.
Na sequência, entre os maiores impactos está o exercido pelo grupo alimentação e bebidas, cuja alta passou de 0,84% para 0,56% de janeiro para fevereiro. Mesmo apresentando resultado inferior ao de janeiro, exerceu o segundo maior impacto sobre o IPCA.
O desempenho foi influenciado pelos preços dos alimentos comprados para consumo dentro de casa. A variação passou de 0,90% para 0,22%. O leite longa vida, por exemplo, ficou mais barato (-3,65%), mas, em compensação, os preços de hortaliças e verduras subiram 11,42%.
"Os alimentos foram responsáveis por conter o índice geral. Parte dos itens mais sensíveis, como as hortaliças e o tomate, foi afetada pela falta de chuva no mês de janeiro e isso causou um impacto também nos índices", disse Eulina Nunes dos Santos, da Coordenação de Índices de Preços.


Influenciado pelos preços de aluguel, que subiram 1,20%, e de condomínio, que tiveram alta de 0,80%, o grupo habitação registrou variação maior em fevereiro, passando de 0,55% para 0,77%.
Também mostraram avanços acima das taxas de janeiro os grupos saúde e cuidados pessoais (de 0,48% para 0,74%) e comunicação (de 0,03% para 0,08%). O grupo artigos de residência apresentou variações maiores: de 0,49% para 1,07%.
Os outros grupos mostraram taxas negativas em relação a janeiro: vestuário (de -0,15% para -0,40%) e transporte (de -0,03% para -0,05%), com destaque para o item passagens aéreas, que ficaram 20,55% mais baratas.
Rio e Brasília
No ano, de janeiro a fevereiro, o IPCA acumula alta de 1,24%, abaixo da variação do mesmo período de 2012, quando ficara em 1,47%. Já nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,68%, acima dos 5,59% relativos aos 12 meses anteriores.
A  maior variação do IPCA no mês partiu da região metropolitana do Rio de Janeiro (1,07%) e a menor, de Brasília (-0,12%).
"Os serviços continuam aumentando alem da inflação, como os alimentos consumidos fora do domicilio, que sobem mês a mês acima da própria inflação. Brasilia tem uma estrutura de consumo mais rica de passagens aéreas. Elas têm um peso grande. Como as tarifas estão mais baratas, isso puxou o índice pra baixo", disse Eulina Nunes dos Santos.
INPC
Também divulgado nesta quarta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,64% em fevereiro, depois de subir 0,63% em janeiro. No ano, a variação é de 1,27% e, em 12 meses, de 5,38%. Em fevereiro de 2013 o INPC foi de 0,52%.



INFLAÇÃO OFICIAL ACELERA EM FEVEREIRO, PUXADA POR EDUCAÇÃO, DIZ IBGE


Variação do IPCA foi de 0,55% em janeiro para 0,69% no mês seguinte.
Preços de cursos regulares exerceram maior impacto, com alta de 7,64%.
A inflação ganhou força em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo – acelerou para 0,69% em fevereiro, após ter avançado 0,55% no mês anterior. Em fevereiro de 2013, a taxa fora de 0,60%.


O que mais pesou sobre o desempenho da inflação oficial foi o grupo de gastos com educação, cujos preços subiram 5,97%, influenciados pelo aumento do valor das mensalidades dos colégios. Nos cursos regulares, o avanço foi de 7,64%, "o maior impacto individual", segundo o IBGE. Nas mensalidades dos cursos diversos, como de idioma e informática etc, a alta foi de 5,95%.
Na sequência, entre os maiores impactos está o exercido pelo grupo alimentação e bebidas, cuja alta passou de 0,84% para 0,56% de janeiro para fevereiro. Mesmo apresentando resultado inferior ao de janeiro, exerceu o segundo maior impacto sobre o IPCA.
O desempenho foi influenciado pelos preços dos alimentos comprados para consumo dentro de casa. A variação passou de 0,90% para 0,22%. O leite longa vida, por exemplo, ficou mais barato (-3,65%), mas, em compensação, os preços de hortaliças e verduras subiram 11,42%.
"Os alimentos foram responsáveis por conter o índice geral. Parte dos itens mais sensíveis, como as hortaliças e o tomate, foi afetada pela falta de chuva no mês de janeiro e isso causou um impacto também nos índices", disse Eulina Nunes dos Santos, da Coordenação de Índices de Preços.


Influenciado pelos preços de aluguel, que subiram 1,20%, e de condomínio, que tiveram alta de 0,80%, o grupo habitação registrou variação maior em fevereiro, passando de 0,55% para 0,77%.
Também mostraram avanços acima das taxas de janeiro os grupos saúde e cuidados pessoais (de 0,48% para 0,74%) e comunicação (de 0,03% para 0,08%). O grupo artigos de residência apresentou variações maiores: de 0,49% para 1,07%.
Os outros grupos mostraram taxas negativas em relação a janeiro: vestuário (de -0,15% para -0,40%) e transporte (de -0,03% para -0,05%), com destaque para o item passagens aéreas, que ficaram 20,55% mais baratas.
Rio e Brasília
No ano, de janeiro a fevereiro, o IPCA acumula alta de 1,24%, abaixo da variação do mesmo período de 2012, quando ficara em 1,47%. Já nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,68%, acima dos 5,59% relativos aos 12 meses anteriores.
A  maior variação do IPCA no mês partiu da região metropolitana do Rio de Janeiro (1,07%) e a menor, de Brasília (-0,12%).
"Os serviços continuam aumentando alem da inflação, como os alimentos consumidos fora do domicilio, que sobem mês a mês acima da própria inflação. Brasilia tem uma estrutura de consumo mais rica de passagens aéreas. Elas têm um peso grande. Como as tarifas estão mais baratas, isso puxou o índice pra baixo", disse Eulina Nunes dos Santos.
INPC
Também divulgado nesta quarta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,64% em fevereiro, depois de subir 0,63% em janeiro. No ano, a variação é de 1,27% e, em 12 meses, de 5,38%. Em fevereiro de 2013 o INPC foi de 0,52%.



O LIMÃO É UMA FARMÁCIA!

Conheça os mil benefícios do limão, um poderoso aliado da saúde que combate e previne várias doenças.



O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo.

Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia.


O FRUTO ANTICANSAÇO

Além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.
Os nutrientes do limão:
. Vitamina C
. Cálcio
. Fósforo
. Carboidratos
. Proteínas
. Riboflavina (vitamina B2)


OS BENEFÍCIOS DO LIMÃO

O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo.


Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia.

quinta-feira, 6 de março de 2014

O QUE VOCÊ CONHECE DA QUARESMA? FAÇA O TESTE E DESCUBRA

A Quaresma está começando e você ainda está a tempo de testar seus conhecimentos sobre este período tão especial para os católicos.


Responda às perguntas a seguir, com suas próprias palavras, e depois compare suas respostas com as que aparecem na segunda página.

1. O que significa a palavra “Quaresma” e em que consiste?

2. Quais são os dias de jejum e como eles são vividos?

3. Por que é feita uma cruz de cinzas na testa dos católicos, na Quarta-Feira de Cinzas?

4. Como se chamam os dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o 1º Domingo da Quaresma?

5. Cite 3 práticas de piedade que a Igreja recomenda na Quaresma.

6. O que significa a palavra “esmola”?

7. Quais são os dias de abstinência e em que consistem?

8. Mencione pelo menos 3 formas diferentes de orar.

9. Que aclamação da Missa é suprimida durante a Quaresma?

10. Que oração da Missa é suprimida durante a Quaresma?

11. Além da oração, esmola e jejum/abstinência, o que a Igreja nos pede na Quaresma?

12. De que maneiras concretas você vai viver a oração, esmola, jejum/abstinência e a reconciliação com Deus nesta Quaresma?



RESPOSTAS

1. Significa “quarenta”. É um tempo penitencial para examinar a nossa alma, arrepender-nos dos nossos pecados, endireitar o caminho e reorientar nossos passos rumo a Deus, para chegar bem preparados para a Semana Santa, na qual celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

2. Os dias de jejum são dois: Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. Ele é obrigatório dos 18 aos 59 anos. Os doentes são isentos. O jejum consiste em ter um café da manhã e jantar leves (comendo, por exemplo, a metade do que você comeria normalmente) e uma refeição completa (porém, simples) no almoço.

3. Esta prática não é realizada só por costume nem muito menos por superstição, e sim como sinal de arrependimento dos próprios pecados e propósito e emenda, de conversão.

4. Na liturgia da Igreja, esses dias são conhecidos como “Quinta-Feira depois das Cinzas”, “Sexta-Feira depois das Cinzas” e “Sábado depois das Cinzas”.

5. Oração, esmola e jejum/abstinência.

6. Misericórdia de Deus. Então, dar esmola não significa necessariamente dar uma moeda a um mendigo, mas em ser misericordiosos como Deus é misericordioso (cf. Lc 6, 36), ter compaixão dos outros, em especial dos mais carentes e sofredores, e fazer o que estiver ao nosso alcance para assisti-los sem humilhá-los.

7. A abstinência consiste em uma privação voluntária. É obrigatória a partir dos 14 anos. Consiste em abster-se de comer carne na Quarta-Feira de Cinzas, em todas as sextas-feiras da Quaresma – especialmente na Sexta-Feira Santa. Mas não podemos nos conformar com este mínimo, e sim buscar outras formas de abstinência que possam nos ajudar a fortalecer-nos espiritualmente, e também ajudar os outros. Por exemplo: abster-se de julgar e criticar, de reclamar, de ver televisão etc.

8. Há muitas formas de orar. Por exemplo: oração de adoração, de louvor, de ação e graças, de petição de perdão, de intercessão, de contemplação. A Missa contém todas elas e, por isso, é a melhor oração que existe.

9. A aclamação antes do Evangelho, conhecida como “Aleluia”.

10. A oração do Glória.

11. Ela nos convida a buscar o sacramento da Confissão para experimentar a felicidade de receber o perdão e o abraço de Deus. É como “deixar nossa ficha limpa” e recomeçar nosso caminho rumo à santidade.

12. Aqui a resposta depende de você, e só será incorreta se você disser que não fará nada.

RESULTADOS
De 10 a 12 acertos: Excelente! Você realmente sabe o que é a Quaresma. Agora, aproveite-a!

De 7 a 9 acertos: Você tem um bom conhecimento sobre a Quaresma, mas ainda falta um aprofundamento. Procure conhecer melhor a sua fé e viva-a!

De 4 a 6 acertos: Seu conhecimento sobre a Quaresma é limitado. Aproveite esta época para descobrir a riqueza da sua fé. Não se conforme com o que você aprendeu na infância!

Menos de 3 acertos: Pode ser que você tenha acertado estas poucas respostas inclusive por acaso. Não se resigne a ignorar sua fé. Você está perdendo um grande tesouro!

(Artigo publicado originalmente por Desde La Fe)