www.hydrapreciosa.blogspot.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

SOBREVIVENTE ESCREVE ENSAIO EDIFICANTE SOBRE ENCONTRAR O AMOR NOVAMENTE

Para quem pensa que uma experiência traumática significa desistir de seus sonhos na vida, leia esta história.



Todos nós amamos um final feliz, mas esta história angustiante da vida real de uma corajosa estudante universitária realmente merece isso.

Com 20 anos de idade, Melissa Dohme, uma estudante universitária da Flórida, estava ansiosa para realizar seu sonho de se tornar enfermeira. Ao se candidatar para diferentes universidades, Melissa começou a notar uma mudança em seu namorado, Robert Burton, com quem ela estava namorando desde o ensino médio. O “gigante gentil” normalmente charmoso e engraçado se tornou possessivo e, como Melissa explica em um ensaio que escreveu para a BBC, ele ameaçou se matar se ela terminasse com ele.


Esta forma de chantagem e manipulação é típica em casos de violência doméstica e Melissa, compreensivelmente, sentiu-se presa. Embora soubesse que as ações de Burton estavam erradas, ela não sabia como se livrar da relação com segurança. As coisas chegaram a um clímax em outubro de 2011, quando Burton, em estado de embriaguez, abusou fisicamente dela. A polícia chegou e o prendeu e ele foi acusado de violência doméstica e ele ficou um dia na prisão. “Pensei que finalmente estava livre dele”, Melissa reflete. Mas, mesmo que Melissa e Burton se separassem oficialmente depois daquela noite, ela ainda não escapou para sempre.

Alguns meses após o incidente, Burton estava supostamente em um novo relacionamento. Mas Melissa recebeu um telefonema de seu ex-namorado em janeiro de 2012 dizendo, “que ele precisava dar um desfecho àquela relação terrível, que só precisava de um abraço, que, se eu o visse mais uma vez, ele me deixaria em paz para sempre”. Apesar de seus alarmes terem soado, ela os deixou de lado. “Não dei ouvidos à minha intuição, que dizia que aquilo era errado, e esse foi o maior erro que já cometi”, diz ela.

Quando ele estendeu os braços para abraçá-la, estava com um canivete na mão. O ataque que se seguiu é tão horrível que não entraremos em detalhes.

Nas próprias palavras de Melissa: “Ele queria me matar. Ele sabia que policiais estavam a caminho e queria terminar o serviço. Ele me deixou caída na estrada e eu pensei que ia morrer. Apenas rezei a Deus e pedi para me salvar e me dar uma chance”.

E parece que Deus estava realmente ouvindo. Apesar de morrer várias vezes na mesa de operações, Melissa voltou à vida com feridas muito graves, incluindo um crânio quebrado, mandíbula e nariz fraturado. Quando Melissa estava estável, ela se viu no espelho, e imediatamente soube que o caminho para a recuperação seria longo: “Das 32 facadas, 19 haviam sido na minha cabeça, pescoço ou rosto, então, eu não me parecia com quem era antes. Tinha perdido um dente. Meu cabelo estava raspado, porque eles tiveram de dar pontos na minha cabeça. Metade do meu rosto estava paralisado”.

Mas, depois de derramar lágrimas, foi a inacreditável gratidão de Melissa que ajudou a colocar tudo em perspectiva: “Minha fé era tão forte que eu sabia que eu não estava ainda aqui na Terra para ficar brava com minha aparência. Eu só sentia que havia sido abençoada por estar viva”.

Com a cirurgia e outras intervenções médicas as cicatrizes físicas começaram a se curar e Melissa estava ansiosa para voltar à escola e ao trabalho. “Acreditava que poderia usar minha experiência para ajudar os outros. Queria falar com pessoas envolvidas em relações abusivas para que soubessem que elas mereciam ser amadas, respeitadas e valorizadas”.

Em uma de suas palestras, em outubro de 2012, nove meses após o ataque, Melissa encontrou-se com a equipe de emergência que ajudou a salvar sua vida. Um dos bombeiros, Cameron, convidou Melissa e sua mãe para um jantar no corpo de bombeiros na semana seguinte.

Uma animada Melissa começou a ter sentimentos por Cameron depois do jantar, mas sentiu-se confusa sobre isso: “Estou me sentindo assim por que ele foi um dos bombeiros que me ajudou?”, ela pensava. Mas, depois de perceber o quanto eles tinham coisas em comum começaram a namorar. Com Cameron ao seu lado, Melissa teve um sentido renovado do seu ego: “Pensava que ficaria solteira para o resto da minha vida. Nunca imaginei que alguém fosse querer namorar comigo porque eu estava danificada e tinha toda essa bagagem”.


Cameron também deu a ela a força para enfrentar Burton no tribunal, e vê-lo ser enviado para a prisão perpétua sem liberdade condicional. “Saí de lá sentindo como se tivessem me devolvido minha vida”, diz ela.

Em 2015, Melissa foi convidada para fazer o primeiro arremesso em um jogo de beisebol do Tampa Bay Rays em reconhecimento ao seu trabalho sobre relacionamentos violentos. Estava a postos quando percebeu que não tinha nenhuma bola para arremessar. Ela ficou surpresa ao ver Cameron entrando em campo. Ele ficou de joelhos e lhe entregou uma bola com as palavras “Casa comigo?” escrito nela. Que veio seguida de uma pequena palavra: “Sim!”

O casal está planejando se casar em abril deste ano, e todos aqueles que ajudaram Melissa durante o evento traumático estarão lá para testemunhar uma mulher muito forte aproveitando ao máximo a vida, e um marido amoroso que está oferecendo o relacionamento saudável que ela merece. Como Melissa explica, “Hoje, sinto-me muito abençoada por estar aqui. Sei que o ataque foi só um dia da minha vida, e isso nunca vai definir quem eu sou”.

Embora o ataque de Melissa seja nauseante, todo o ensaio angustiante que ela escreveu está disponível na BBC. Uma leitura que vale a pena, que dá uma visão sobre as vítimas de abuso e seus agressores e demonstra também a força impressionante que ela teve, e como a fé ajudou a salvá-la.

O texto da BBC em português: http://www.bbc.com/portuguese/geral-38662314
Texto Original: http://forher.aleteia.org/articles/stabbing-victim-marry-firefighter-who-saved-her-life-domestic-violence-true-story-bbc-essay-melissa-dohm

APRENDA COMO FAZER CHÁ DE ORÉGANO E SEUS BENEFÍCIOS

O orégano é um ingrediente essencial na cozinha, mas o que muitos não sabem é que se também se trata de uma erva médica que oferece muitos benefícios à saúde, graças às suas poderosas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas e antibacterianas. Embora o orégano seja comumente usado em cozinhas para adicionar sabor a refeições quentes e saladas, uma das melhores maneiras que você pode colher os benefícios desta erva é preparar um chá poderoso e também agradável de tomar. Confira!

                                     As propriedades nutricionais do orégano

Essa erva mediterrânea perfumada possui as seguintes propriedades nutricionais: vitaminas A, C, E e K, cálcio, fibra, ácido fólico, manganês, niacina e ferro, além dos carotenoides luteína, criptoxantina e zeaxantina. Tem uma incrível capacidade de prevenir doenças, desintoxicar o corpo e equilibrar os hormônios. É também considerado um forte combatente de parasitas. O orégano tem uma das maiores classificações de atividade antioxidante, ficando na posição 175,925 para absorção de oxigênio (ORAC), o que o torna muito bom em neutralizar os radicais livres. 

Surpreendentemente, o orégano é 42 vezes mais eficaz como um antioxidante do que as maçãs. Além disso, esta erva contém a quercetina fitoquímica, que retarda o crescimento do câncer e ajuda a provocar a apoptose, também conhecida como suicídio celular, nas células cancerosas. Um estudo de 2011 da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental analisou os efeitos potenciais do carvacrol, um composto do orégano, no tratamento do câncer de próstata, levando em consideração extensas pesquisas que ligam o composto com o tratamento de outros tipos de câncer. O estudo mostra que o orégano pode revelar-se útil no tratamento ou prevenção de cânceres.

                                Os benefícios para a saúde que esta erva proporciona

O orégano é um remédio benéfico para muitas condições de saúde e doenças. Aqui está uma breve lista de algumas das condições que o chá desta erva maravilhosa pode ajudá-lo com:
• Tosse e resfriado
• Asma
• Artrite
• Transtorno digestivo
• Dor muscular
• Acne
• Caspa
• Bronquite
• Dor de dente
• Dores de cabeça
• Condições cardíacas
• Azia (refluxo ácido)
• Alergias
• Parasitas intestinais
• Dor de ouvido e fadiga
• Repelir insetos
• Infecções do trato urinário
• Cólicas menstruais.

                                                     Como fazer o chá de orégano
Você pode administrar orégano de várias maneiras para obter esses benefícios. Se você usa folhas secas ou frescas, óleo de orégano ou orégano em comprimidos, você vai de qualquer maneira melhorar a sua saúde, desde que você torne esta erva parte de sua dieta regular.

Você precisará para fazer o chá de:
• 4 a 6 colheres de folhas de orégano secas ou frescas
• 2-3 xícaras de água
• Uma fatia de limão (opcional)
• Mel orgânico cru a gosto

A maneira mais fácil de preparar é usar um infusor de chá. No entanto, se você não tiver um, siga estas instruções:

Modo de preparo:
1. Coloque água filtrada em uma panela pequena e deixe ferver. Desligue o fogo quando estiver fervido.
2. Adicione as folhas de orégano à água e deixe-as por 5 minutos.
3. Retire as folhas e adicione o mel, se desejar.
4. Deixe esfriar apenas alguns segundos, e beba quente até três vezes por dia.

                                          Outras formas de consumir orégano

Folhas de orégano na cozinhaEsta erva é muito popular na cozinha italiana. Você pode usá-las frescas ou secas para cozinhar, embora  as ervas secas tenham um sabor mais tênue. Ao adicionar orégano ao seu alimento, tome nota do seguinte:
• Sempre o adicione no final do processo de cozimento para evitar perder muito o sabor.
• Adicione um pouco de cada vez para evitar que a refeição estrague com o gosto forte ou com a sua amargura.

• Adicione uma mistura de especiarias incluindo orégano, cravo, canela, alecrim, gengibre, pimenta preta, páprica e alho em pó antes de cozinhar. Isto irá reduzir a oxidação na carne em 71%.​

Óleo de orégano

O óleo de orégano é conhecido por ser útil para combater infecções, como a cândida. Ele também ajuda a parar o crescimento de E. coli, erradica infecções fúngicas e alimentos transmitidos patógenos. Para fazer uso de óleo de orégano para fins específicos, tente o seguinte:

Para o fungo do pé / unha do atleta: Mergulhe seus pés em uma bacia de água que contenha algumas gotas do óleo de orégano. Caso contrário, esfregue o óleo diluído (1 gota de óleo da erva com 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco) em sua pele ou unhas.

Inalar para infecções sinusais: Coloque algumas gotas de óleo de orégano em uma panela fumegante de água. Inspire o vapor com cuidado para não se queimar.

Sob a língua para evitar parasitas e tratar infecções: Dilua uma gota de óleo de orégano com uma colher de chá de um óleo vegetal, como o de sementes, por exemplo, e coloque algumas gotas sob a sua língua. Mantenha por alguns minutos antes de enxaguar a boca com água. Faça isso cerca de quatro vezes por dia.


Fonte: juicing-for-health.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PAPA ADVERTE DO PERIGO DE, EM TEMPOS DE CRISE, BUSCAR UM SALVADOR QUE NOS PROTEJA COM MUROS

O Papa Francisco concedeu entrevista ao jornal El País


Na sexta-feira, enquanto Donald Trump tomava posse em Washington, o papa Francisco concedia no Vaticano uma longa entrevista ao EL PAÍS, em que pedia prudência ante os alarmes acionados com a chegada do novo presidente dos Estados Unidos.

“Santidade, o que resta, depois de quase quatro anos no Vaticano, daquele padre das ruas, que chegou de Buenos Aires a Roma com a passagem de volta no bolso?”, foi a primeira pergunta do EL PAÍS.

O Papa respondeu: “Que continua sendo das ruas. Porque assim posso sair na rua para cumprimentar as pessoas nas audiências, ou quando viajo… Minha personalidade não mudou. Não estou dizendo que me propus a isso: foi espontâneo. Não, aqui não é preciso mudar. Mudar é artificial. Mudar aos 76 anos é se maquiar. Não posso fazer tudo o que quero lá fora, mas a alma das ruas permanece, e vocês a veem”.

“Nos últimos dias de pontificado, Bento XVI disse sobre seu último período à frente da Igreja: “As águas desciam agitadas, e Deus parecia estar dormindo”. Também sentiu essa solidão? A cúpula da Igreja estava dormindo em relação aos novos e antigos problemas das pessoas?”, perguntou o EL PAÍS.

O Papa respondeu: “Eu, dentro da hierarquia da Igreja, ou dos agentes pastorais da Igreja (bispos, padres, freiras, leigos…), tenho mais medo dos anestesiados do que dos que estão dormindo”. Daqueles que se anestesiam com o mundanismo. Então, negociam com o mundanismo. E isso me preocupa… Que… Sim, tudo está quieto, está tranquilo, se as coisas estão bem… ordem demais. Quando se lê os Atos dos Apóstolos, as Epístolas de São Paulo, lá havia confusão, havia problemas, as pessoas se movimentavam. Havia movimento e havia contato com as pessoas. O anestesiado não tem contato com as pessoas. Defende-se da realidade. Está anestesiado. E hoje em dia existem tantas maneiras para se anestesiar da vida cotidiana, não? E, talvez, a doença mais perigosa que um pastor possa ter venha da anestesia, e é o clericalismo. Eu aqui, e as pessoas lá. Você é o pastor dessas pessoas! Se não cuidar dessas pessoas e deixar de cuidar dessas pessoas, feche a porta e se aposente.”

“Os problemas enfrentados por Bento XVI no final de seu pontificado e que estavam naquela caixa branca que ele lhe entregou em Castel Gandolfo. O que havia lá dentro?”, perguntou o EL PAÍS.

“A normalidade da vida da Igreja: santos e pecadores, decentes e corruptos. Estava tudo ali! Havia gente que tinha sido interrogada e está limpa, trabalhadores… Porque aqui na Cúria há santos, viu? Há santos. Gosto de dizer isso. Porque fala-se com facilidade da corrupção da Cúria. Há pessoas corruptas na Cúria. Mas também muitos santos. Homens que passaram a vida inteira servindo às pessoas de maneira anônima, atrás de uma mesa, em um diálogo ou em um escritório para conseguir… Ou seja, dentro dela existem santos e pecadores. Naquele dia, o que mais me impressionou foi a memória do santo Bento. Que me disse: “Olha, aqui estão as atas, na caixa”. Um envelope com o dobro deste tamanho: “Aqui está a sentença, de todos os personagens.” E aqui, “fulano, tanto”. Tudo de cor! Uma memória extraordinária. E a conserva, a conserva.”

“Quais são suas maiores preocupações com relação à Igreja e, em geral, com a situação mundial?”, perguntou o EL PAÍS.

O Papa respondeu: Com relação à Igreja, eu diria que a Igreja não deixe de estar próxima das pessoas. Que procure sempre estar perto. Uma Igreja que não é próxima não é Igreja. É uma boa ONG. Ou uma boa organização piedosa de pessoas boas que fazem beneficência, se reúnem para tomar chá e fazer caridade. Mas o que identifica a Igreja é a proximidade: sermos irmãos próximos. Porque a Igreja somos todos. Então, o problema que sempre existe na Igreja é que não haja proximidade. E proximidade significa tocar, tocar no próximo a carne de Cristo. É curioso: quando Cristo nos diz o protocolo com o qual seremos julgados, que é o capítulo 25 de Mateus, é sempre tocar o próximo. “Tive fome, estive preso, estive doente…”. Sempre a proximidade para ver a necessidade do próximo. Que não é só a beneficência. É muito mais do que isso. Depois, com relação ao mundo, minha preocupação é a guerra. Estamos na Terceira Guerra Mundial em pedacinhos. E, ultimamente, já se fala de uma possível guerra nuclear como se fosse um jogo de cartas. E isso é o que mais me preocupa. Do mundo, preocupa-me a desproporção econômica: que um pequeno grupo da humanidade tenha mais de 80% da riqueza, com o que isso significa na economia líquida, onde no centro do sistema econômico está o deus dinheiro e não o homem e a mulher, o humano! Assim, cria-se essa cultura de que tudo é descartável.

“Santidade, com relação aos problemas do mundo que o senhor mencionava, exatamente neste momento Donald Trump está tomando posse como presidente dos EUA. E o mundo vive uma tensão por esse fato. Qual a sua consideração sobre isso?”, perguntou o EL PAÍS.

O Papa respondeu: “Veremos o que acontece. Mas me assustar ou me alegrar com o que possa acontecer, nisso acho que podemos cair numa grande imprudência – sermos profetas ou de calamidades ou de bem-estares que não vão acontecer, nem uma coisa nem outra. Veremos o que ele faz e, a partir daí, avaliaremos. Sempre o concreto. O cristianismo, ou é concreto ou não é cristianismo. É curioso: a primeira heresia da Igreja foi logo depois da morte de Cristo. A heresia dos gnósticos, que o apóstolo João condena. E era a religiosidade spray, como a chamo, do não concreto. Sim, eu, sim, a espiritualidade, a lei… mas tudo spray. Não, não. Coisas concretas. E do que é concreto tiramos as consequências. Nós perdemos muito o senso do concreto. Outro dia, um pensador me dizia que este mundo está tão desorganizado que falta um ponto fixo. E é justamente o concreto que nos dá pontos fixos. O que você fez, o que disse, como age. Por isso eu, diante disso, espero e vejo.”

AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS  22 DE JANEIRO DE 2017


domingo, 22 de janeiro de 2017

DESFAZENDO 8 MITOS SOBRE DIABETES

Diabetes está se tornando rapidamente uma das doenças mais comuns do mundo. Portanto, existe uma infinidade de desinformação e crenças em relação a este problema. É extremamente importante separar o fato da ficção, e por isso apresentamos a seguir oito dos mitos mais conhecidos referentes ao diabetes.



Mito 1: Comer muitos doces causa diabetes.
“Todo o mundo sabe que o grande consumo de doçuras dá diabetes.” Nada disso. O que causa diabetes é uma disfunção na produção de insulina. Isso significa que o seu organismo tem que se esforçar para transformar o alimento que você ingere em energia.
Normalmente, a comida é transformada em glucose, um açúcar que dá energia às células. O pâncreas produz insulina, um hormônio que auxilia as células a usar glucose como fonte de energia.

Existem três tipos de diabetes e nenhum deles é causado por consumo de açúcar.

Diabetes tipo 1 – Normalmente diagnosticada na infância ou juventude. É quando o pâncreas não consegue produzir insulina. As pessoas têm que tomar insulina para ajudar a levar o açúcar até as células e impedi-lo de acumular-se no sangue.

Diabetes tipo 2 – Pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. É quando o pâncreas não produz insulina suficiente, ou a insulina não age, ou as duas coisas. Estar acima do peso pode acarretar este tipo de diabetes.

Outro tipo comum é o diabetes gestacional, uma forma temporária da doença que pode surgir nas mulheres durante a gravidez devido às mudanças hormonais que fazem com que a insulina não funcione apropriadamente.

Mito 2: Você nunca mais poderá comer suas comidas favoritas.
A ideia de que você passará o resto de sua vida comendo coisas sem graça por causa do diabetes é amplamente difundida e equivocada. Você não precisa dar adeus às comidas que adora; simplesmente precisará pensar e agir de maneira diferente ao comê-las. Você precisará mudar a maneira de preparar algumas refeições, talvez modificar os pratos que acompanham suas comidas favoritas e, provavelmente, reduzir as suas porções.

Mito 3: Você terá que preparar alimentos separadamente por causa do diabetes.


Você pode estar pensando que não será possível fazer uma refeição junto com a família e comer o mesmo que eles. Isto não é necessariamente verdade. A dieta para diabéticos é muito saudável e nutritiva para toda a família e não requer preparo em separado. A pessoa com diabetes simplesmente precisa prestar mais atenção à quantidade de calorias que consome e monitorar os tipos de carboidratos, gorduras e proteínas na sua dieta.

Açúcares alternativos
Stévia: É o extrato de uma planta que tem um sabor muito mais doce do que o açúcar e não tem calorias. Possui o benefício de reduzir o açúcar no sangue e a pressão arterial. A stévia tem um sabor característico e pode levar algum tempo para o usuário se ajustar. Não se recomenda misturá-la a bebidas quentes, como chá ou café.
Eritrol: É um álcool extraído de algumas espécies de algas e líquens, com baixo teor de calorias e que não afeta os níveis de açúcar no sangue. É seguro para ingestão, porém, o excesso pode causar problemas digestivos.
Xilitol: É outro álcool encontrado em algumas frutas e verduras, menos calórico e sem efeito nocivo sobre os níveis de açúcar no sangue ou de insulina. De maneira semelhante ao eritrol, o xilitol pode causar problemas digestivos se for ingerido em grandes quantidades. Essa substância demonstrou ser benéfica para os dentes e melhorar a densidade óssea. Xilitol é altamente tóxico para os cachorros.



Mito 4: Carboidratos são nocivos para os diabéticos.
Carboidratos fazem parte de qualquer dieta saudável e não são nocivos para pessoas com diabetes. Entretanto, é importante monitorar o seu consumo porque eles exercem grande efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. É mais prudente se informar com um dietista ou nutricionista quais são os melhores para consumo, pois há carboidratos mais nutritivos do que outros.

Mito 5: Você pode substituir carboidratos por proteína
A capacidade dos carboidratos para alterar os níveis de açúcar no sangue pode fazer os diabéticos sentir-se tentados a reduzir seu consumo de carboidratos e compensar com mais proteínas. Teoricamente, funcionaria. Porém, na prática, muitas proteínas, como carne e queijo, são densas em gorduras saturadas. Consumi-las em excesso pode aumentar o risco de problemas cardíacos.

Mito 6: Você pode tomar medicamentos e comer o que quiser


Seria ótimo se houvesse uma pílula que um diabético pudesse tomar e continuar comendo o que bem entendesse. Medicamentos sozinhos não produzem o efeito desejado e uma mudança de hábitos com orientação de especialistas deve acompanhá-los. Para aqueles que tomam insulina, como muitas vezes é o caso, os pacientes aprendem a ajustar as doses conforme a quantidade de alimentos ingeridos. Porém isso não significa que possam comer tudo de tudo. É preciso manter a dieta para diabéticos para estabilizar os níveis de açúcar.

Mito 7: Você só deve comer alimentos dietéticos
Uma porção desses produtos dietéticos não passa de enganação. Frequentemente, eles são bem mais caros e não são mais saudáveis do que alimentos comuns. É importante ler os ingredientes e prestar atenção ao número das calorias antes de decidir se determinado produto serve para diabéticos ou não. Como sempre, em caso de dúvida, é melhor consultar um nutricionista ou especialista em dietas.

Mito 8: Sobremesa nunca mais
Semelhante ao Mito 2, é preciso reconsiderar as sobremesas. Existem várias opções doces e saudáveis para saborear ao final de uma refeição. Você pode usar adoçantes artificiais (não são nocivos se usados em pouca quantidade), açúcares alternativos, ou experimentar expandir seus horizontes e incluir frutas e iogurtes. Você pode tornar suas receitas mais nutritivas incluindo grãos integrais e óleo vegetal ao preparar a sobremesa. Para muitas receitas, você pode substituir ou reduzir o açúcar sem alterar a consistência ou perder o sabor. Outra tática é controlar as porções. Considere a ideia de dividir a sobremesa com alguém ou saborear apenas uma bola de sorvete.


Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

GRANA PADANO: OS BENEFÍCIOS SAUDÁVEIS DESTE QUEIJO ITALIANO

O queijo é um alimento amplamente consumido no mundo todo. É um alimento prático, delicioso e muito versátil, que pode ser incluído em centenas de pratos. Agora você vai saber de uma ótima notícia: além de gostoso, também pode ser benéfico à sua saúde. Uma recente pesquisa feita pelo Journal of the American Society of Hipertension (Revista da Sociedade Americana de Hipertensão) mostrou que um queijo de origem italiana pode proteger o coração.


O estudo mostrou que pessoas com pressão alta tiveram redução nos números de pressão sistólica de 7 a 8 miligramas de mercúrio (mm Hg), e a diastólica de 5 a 7 mm Hg após consumir diariamente uma porção pequena de Grana Padano, um dos queijos mais famosos da Itália, por um período de dois meses.

No mesmo estudo, foi feito um teste com pessoas também com pressão alta, mas, ao invés do Grana Padano, elas consumiram um queijo semelhante, na mesma quantidade diária e por dois meses. Surpreendentemente, essas pessoas não tiveram nenhuma melhoria nos níveis de pressão arterial.

Giuseppe Crippa, diretor de área de hipertensão do Hospital Gugliemo da Saliceto, na Itália, liderou o estudo e mostrou que o Grana Padano contém dois componentes que ajudam a relaxar as veias sanguíneas e, consequentemente, diminuindo a pressão. São conhecidos como isoleucina-prolina-prolina (IPP) e valina-prolina-prolina (VPP).


O IPP e o VPP têm a mesma função de outros inibidores de pressão, que faz com que o corpo pare de produzir angiotensina II, um hormônio que justamente aumenta a pressão, comprimindo as veias sanguíneas.

Embora seja uma excelente notícia, tanto para a saúde como para os apreciadores de queijo, Crippa dá um alerta: o queijo contém altas doses de gordura e sal, e consumi-lo com frequência vai aumentar a quantidade de calorias ingeridas e, com isso, a pessoa pode engordar. Por essa razão, ele recomenda substituir a porção de Grana Padano por algum outro laticínio mais saudável que possa ser consumido frequentemente.

Também não há dados que queijos semelhantes como Parmigiano Reggiano (Parmesão) proporcione o mesmo benefício. Mais estudos serão feitos futuramente para explorar essa possibilidade.

Sobre o Grana Padano


O Grana Padano é um queijo duro semigorduroso que é amadurecido lentamente, feito com o leite de vacas que vivem na região do vale do Rio Pó, no norte da Itália. O nome vem da palavra grana (grão) por causa da textura granulada do queijo. Foi criado há mais de 900 anos, por monges cistercienses da comuna de Chiaravalle, próximo a Milão. Rapidamente tornou-se um dos queijos italianos mais populares.

O queijo é amadurecido por nove meses, menos que o Parmesão, mas o Grana Padano é menos quebradiço e mais suave, com um sabor mais complexo.

Agora que você já sabe desta ótima novidade, corra até o supermercado e procure pelo Grana Padano e inclua no preparo de seus pratos, mas consuma com moderação para não ganhar peso!

Fonte: prevention.com



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

OS BENEFÍCIOS DO QUIABO PARA A SAÚDE

Você gosta de quiabo? Este vegetal que chegou ao Brasil trazido pelos escravos vindos da África ganhou espaço na culinária brasileira, mas não são todos que o apreciam. Prepará-lo também pode ser um desafio pois, quando o cozinhamos, as fibras do quiabo soltam uma substância que popularmente é chamada de "baba", e por isso muitas pessoas sequer o experimentam. Apesar disso, o quiabo é um vegetal amplamente consumido, e a culinária brasileira tem diversas receitas feitas com ele, como o tradicional Frango com Quiabo, muito apreciado em Minas Gerais, e o popular Acarajé baiano.

O que muitos ainda não sabem é que este vegetal é excelente para a saúde! Separamos aqui alguns do benefícios que o quiabo pode lhe trazer. Se você ainda resiste a ele, considere a hipótese de inclui-lo em sua dieta pelo menos uma vez por semana. Veja abaixo o quanto este vegetal pode te fazer bem.



1. Tem efeito antiestresse
Um estudo científico comprovou que as sementes do quiabo podem ajudar a aliviar o estresse, pois as sementes são ricas em substâncias antioxidantes.

2. Diminui o colesterol ruim
A Associação Americana do Coração, nos Estados Unidos, publicou um estudo no qual mostra que o consumo de quiabo diminuiu o nível do colesterol LDL no organismo, o chamado colesterol ruim. Isso acontece por causa das diversas propriedades antioxidantes e do alto volume de fibras do vegetal.

3. Diminui a fadiga
A fadiga é um problema de saúde que, por mais que muitos tentem achar a causa, muitas vezes não conseguem. A solução pode estar na boa alimentação. Um estudo científico feito com o quiabo comprovou que o consumo do vegetal, acompanhado de exercícios regulares, ajuda a combater esta desconfortável sensação de cansaço. Além disso, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

4. Faz bem para os rins
Um estudo publicado em outubro de 2005 pelo Jilin Medical Journal, da Universidade Jilin, na China, mostrou que o consumo regular de quiabo pode prevenir doenças nos rins. O estudo mostrou que pessoas que consumiam o vegetal diariamente diminuíram em até 50% o risco de problemas renais.

5. Faz bem para o cólon e sistema digestivo
Alimentos ricos em fibras são fundamentais para as mulheres, pois ajuda a manter o cólon saudável. Além disso, a fibra do quiabo faz uma grande limpeza no sistema gastrointestinal, permitindo que o cólon trabalhe melhor. E tem mais: a alta quantidade de vitamina A contribui para manter saudáveis as membranas mucosas do trato digestivo, diminuindo problemas como constipação intestinal, gases e inchaço abdominal. E para usufruir totalmente deste benefício, o ideal é consumi-lo com a "baba", onde estão grande parte dos minerais e vitaminas.


6. Combate problemas respiratórios
O quiabo é riquíssimo em vitamina C que, junto com suas outras boas propriedades, ajuda no tratamento de doenças respiratórias, principalmente asma. Um estudo realizado na Itália comprovou que, por causa da grande quantidade de vitamina C, o quiabo pode colaborar consideravelmente no tratamento de asma em crianças.

7. Faz bem para a pele
Além de melhorar a respiração, a vitamina C é excelente para a saúde da pele, tornando-a mais firme e saudável. Esta vitamina age no crescimento e reparação dos tecidos da pele, e contribuiu na formação de colágeno e pigmentação. Por isso, o consumo de quiabo é fundamental se você quer ter uma pele bonita. Uma dica: Ferva um pouco de quiabo até ficarem macios. Depois de esfriar, macere-os e aplique a mistura no rosto, deixando agir por cinco minutos, e lave em seguida. Você sentirá a diferença

8. Bom alimento durante a gravidez
Muitas mulheres sofrem com a alteração dos hormônios durante a gravidez, e algumas deles podem ter problemas de pressão alta e aumento de açúcar no sangue, mesmo que façam dietas adequadas. O consumo de quiabo é ótimo durante a gestação, pois o vegetal regula o açúcar no organismo e controla a pressão. Além disso, é repleto de vitaminas e minerais que beneficiam tanto a mãe quanto o bebê.

Alimentos com alta quantidade de fibras são excelentes para quem está em dieta de perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade a ajuda o organismo a funcionar muito melhor. O quiabo é uma ótima opção para quem quer perder peso, por causa da grande quantidade de fibras. Uma dica para quem quer consumi-lo para emagrecer é cozinhá-lo no vapor, para que possa manter ao máximo todas as suas boas propriedades.

9. Ajuda a perder peso
Alimentos com alta quantidade de fibras são excelentes para quem está em dieta de perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade a ajuda o organismo a funcionar muito melhor. O quiabo é uma ótima opção para quem quer perder peso, por causa da grande quantidade de fibras. Uma dica para quem quer consumi-lo para emagrecer é cozinhá-lo no vapor, para que possa manter ao máximo todas as suas boas propriedades.

10. Para o tratamento de diabetes
Esta talvez seja a mais importante vantagem do quiabo para a saúde. Diversos estudos científicos já comprovaram que o consumo regular de quiabo por diabéticos diminuiu, de forma significativa, o nível de açúcar no sangue. Outra vantagem é que o vegetal atua na pressão sanguínea, regularizando-a, o que é ótimo para diabéticos que sofrem com pressão alta, um dos problemas causados pela doença.

Créditos das informações: healthline.com | naturalfoodbenefits.com | naturalsociety.com



IMPORTANTE: ESTES SÃO OS SUPER ALIMENTOS DE 2017

A agência de pesquisa de mercado Mintel publicou recentemente uma pesquisa chamada Tendência Globais em Alimentos e Bebidas Para 2017. Dentre outras informações, o documento mostra que uma alimentação à base de plantas vai crescer consideravelmente este ano.

Esse dado só reforça a porcentagem de indivíduos que cada vez mais estão aderindo à alimentação sem carne. Só nos últimos dez anos, houve um aumento de 360% de pessoas que se tornaram vegetarianas. O mais interessante é que a tecnologia começa a fazer parte desta nova tendência.

A empresa chilena Not Company já está usando Inteligência Artificial (IA) para criar alternativas vegetais a produtos de origem animal, como queijo, leite, maionese e até mesmo ovos. Segundo a própria companhia, o algoritmo da IA  “entende as conexões moleculares entre o alimento e a percepção humana de sabor e textura”. Este algoritmo já desencadeou a produção do NotMilk, um leite à base de peras, arroz, amêndoas, nozes, linhaça, coco e baunilha. Mas se o sabor é autêntico, qual o valor nutricional desses alimentos.

Tim Spector, professor de genética molecular da King’s College de Londres e autor do livro A Dieta do Mito, declarou que “é possível replicar as texturas e formatos dos alimentos pela IA, mas não se pode replicar a função deste alimento no corpo. Por exemplo, a lactose do leite contém bactérias

Cassis



Recentemente, a beterraba ganhou notoriedade porque foi descoberto que ela beneficia e protege os músculos por causa do óxido nítrico. Neste ano, o cassis tem recebido notoriedade por ter benefícios similares. Graças à grande quantidade de antioxidantes, como a antocianina, esta fruta muito saborosa pretende ser a nova sensação científica, graças aos efeitos positivos na recuperação de músculos e queima de gordura.

Universidades testaram o extrato do cassis da Nova Zelândia como suplemento, e descobriram que a fruta pode aumentar a queima de gordura durante a prática de exercícios. Também dilata as veias sanguíneas, aumentando em 20% o fluxo sanguíneo, levando mais oxigênio e nutrientes às células.

Adoçantes
Os adoçantes têm má fama, e com razão. Produtos artificiais como sacarina e sucralose são repletos de produtos químicos que causam diversos efeitos colaterais. Por isso, estão sendo feitas pesquisas nas quais podem surgir adoçantes benéficos à saúde, que incluem boas bactérias para o intestino.

A inulina, encontrada em ervilhas, bananas, aspargos e lentilhas, é um exemplo. Tem sido usada de forma concentrada como um adoçante rico em nutrientes. O cientista nutricional Rick Hay, declarou que “a inulina tem apenas 0,1 de índice de doçura, comparado ao açúcar, que tem 1, portanto tem apenas um décimo de doçura. Mas o mais interessante é que estudos científicos mostram que ajuda a reduzir a gordura abdominal”.

A inulina tem uma alta quantidade de amido de alta resistência, que tem efeito sobre a gordura visceral. Um estudo realizado em outubro de 2015 em 44 indivíduos (divididos em dois grupos) mostrou que, após quatro meses e meio, ambos os grupos tiveram perda de 5% de peso corporal na nona semana, mas aqueles que tomaram suplementos à base de inulina perderam mais peso em 18 semanas, enquanto os outros estabilizaram o peso.

Super Sais


O sal pode sair da posição de vilão para um salvador em breve; no entanto, não estamos falando do sal comum, e sim de um novo tipo que contém menos sódio e mais minerais que são beneficiais ao organismo. O excesso de sódio é péssimo para a saúde, pois retém líquido, o que pode aumentar a pressão e até causar infarto.
Um exemplo dos novos tipos de sal é o Oryx, da África do Sul, que tem 35% menos sódio e, como não é processado como o sal comum, tem mais magnésio, zinco e potássio.
Cinco Superalimentos Para Este Ano

1. Maqui berry

Esta pequena fruta chilena é rica em vitamina C e antocianina, que está associada ao antienvelhecimento. Pode ser adquirida de forma concentrada ou extrato em pó.

2. Semente de melancia
Surpreendentemente, as sementes de melancia são ricas em nutrientes essenciais como magnésio, ferro, ácido fólico e gorduras saudáveis. Você pode consumi-las tostadas, com um pouco de sal, como aperitivo ou até mesmo de forma natural, enquanto aprecia a fruta.

3. Cogumelo chaga


O chaga é um cogumelo muito poderoso que é até chamado de ‘o rei dos cogumelos medicinais’, pois aumenta a imunidade com uma grande quantidade de antioxidantes e propriedades bactericidas.

4. Óleos à base de nozes
Manteigas à base de nozes ganharam notoriedade em 2016, mas, este ano, são os óleos que merecem atenção. De amêndoas, castanha de caju ou avelã, todos têm sabor forte e acentuado, por isso são usados em pequenas quantidades. São muito saudáveis e contêm um alto nível de antioxidantes e gorduras saudáveis.

5. Algas
Até então, veganos e vegetarianos tinham apenas a linhaça e suplementos como forma de consumir o ômega 3. No entanto, a linhaça não contém as gorduras EPA e DHA do ômega 3, e que não são produzidas pelo corpo. Por outro lado, as algas têm essas substâncias, o que as torna uma excelente fonte completa de ômega 3 para aqueles que não querem consumir alimentos de origem animal.


Fonte: telegraph.co.u

domingo, 15 de janeiro de 2017

ESTE SEM-TETO NÃO QUERIA SAIR DA LOJA, MAS O POLICIAL FEZ ALGO SURPREENDENTE


A loja estava fechando, mas o homem se recusou a sair. Os funcionários chamaram a polícia e, então, o policial José Flores chegou. E o que ele fez foi incrível.
A situação dessas pessoas sem-teto é muito emocionante, especialmente durante as épocas de chuva ou frio, quando elas precisam encontrar lugares quentes.
Foi o que aconteceu com um homem sem-teto que estava se refugiando em uma loja na cidade de El Paso, no Texas, EUA, onde ele conseguia se manter seco e aquecido. O problema surgiu quando a loja estava fechando, mas o homem se recusou a sair da loja. Os funcionários da loja chamaram a  polícia e, então, o policial José Flores chegou.

O oficial levaria o sem-teto para um abrigo quando percebeu algo terrível: o homem não estava usando sapatos. O jovem oficial ficou profundamente comovido com a situação e, sem pensar duas vezes, comprou botas, meias e luvas para o homem.


Alguém tirou uma foto sem que eles percebessem e tornou público este gesto amável de José. A imagem viralizou em pouquíssimo tempo e todos elogiaram a bondade e sensibilidade deste policial que nos ensinou uma valiosa lição: não é preciso muito para ajudar e tornar melhor o dia de alguém, apenas precisamos prestar atenção a o que está ao nosso redor.


FONTE: http://pt.aleteia.org/2017/01/11/este-sem-teto-nao-quis-sair-da-loja-mas-o-policial-fez-algo-surpreendente/?