www.hydrapreciosa.blogspot.com

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

FELIZ ANIVERSÁRIO, PEQUENO POVOADO EM TORNO AO PÁTIO DO COLÉGIO JESUÍTA!



São Paulo, 25 de janeiro de 1554
Em 1532, Martim Afonso de Sousa fundou no litoral paulista a primeira vila brasileira: São Vicente. Faz 32 anos que Pedro Álvares Cabral chegou à Bahia. Está começando, na costa paulista, a criação de outras vilas, como Itanhaém e Santos.

Ainda vai demorar alguns anos até que a grande “muralha” representada pela Serra do Mar seja vencida pelos colonizadores, mas, quando superarem essa inóspita barreira natural, eles vão avançar pelo planalto paulista e continuar a estabelecer povoações.


É o caso, em 1553, da fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, no chamado “Caminho do Mar”, atual região do ABC Paulista. O fundador é o explorador português João Ramalho, casado com a índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá, chefe da tribo dos guaianases. A miscigenação já é um processo em plena ação desde os primórdios daquela que é hoje a mais cosmopolita das regiões metropolitanas do Brasil.

Nesses mesmos anos, a Serra do Mar é vencida por mais uma expedição: desta vez, formada por um grupo de padres da Companhia de Jesus, entre os quais São José de Anchieta e o superior dos jesuítas no Brasil, o pe. Manoel da Nóbrega. Chegados ao planalto de Piratininga, eles encontraram “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.

O local é adequado para o seu propósito de catequizar os indígenas longe da influência dos homens brancos. Em 29 de agosto de 1553, o pe. Nóbrega começa a catequizar um grupo de cinquenta nativos, fato que aumenta a necessidade de fundar o primeiro colégio jesuíta no Brasil, numa região que facilite as condições para a alimentação dos indígenas. A localização perfeita é encontrada em uma colina alta e plana cercada por dois rios: o Tamanduateí e o Anhangabaú.


Manoel da Nóbrega e José de Anchieta celebram então a primeira missa no local de fundação do Colégio São Paulo de Piratininga, a instituição que dará origem a um pequeno povoado ao seu redor. O Pátio do Colégio é hoje um local histórico bem preservado na região central de uma das maiores megalópoles do planeta.


Era o dia 25 de janeiro de 1554, festa da conversão do Apóstolo São Paulo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário