www.hydrapreciosa.blogspot.com

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

AINDA É NATAL! EMOCIONE-SE E ARREPIE-SE COM UMA DAS CANÇÕES NATALINAS MAIS COMOVENTES DO MUNDO

Sem nada para oferecer a Jesus, o pobre menino do tambor lhe oferece a sua música - e ganha d’Ele um presente extraordinário para a alma!


A canção de natal “El tamborilero”, conhecida na América Latina como “El niño del tambor” (“O Menino do Tambor”), é um extraordinário clássico natalino famosíssimo na Espanha, onde é tão popular quanto “Noite Feliz”.

A letra conta a história imaginária de um menino pobre, que ganha a vida tocando seu tamborzinho. Não tendo nada para presentear ao Menino Jesus na noite do Seu nascimento, o pequeno “tamborilero” decide dar ao Deus Menino uma serenata com seu instrumento musical – e o Recém-Nascido o olha nos olhos e lhe sorri, elevando a canção ao ápice da emoção e da reflexão sobre o significado dos verdadeiros presentes para a alma!

A belíssima e comovente canção não tem autoria clara, mas a tese mais aceita fala de uma transcrição feita em 1941 pela pianista norte-americana Katherine Kennicott Davis (1892-1980), de St. Joseph, no Missouri, a partir de um suposto original tcheco. Ela o teria livremente adaptado ao inglês com o título “Carol of the Drum” (“Canção natalina do tambor”), publicado sob o pseudônimo de C.R.W. Robertson. A canção em inglês se tornou conhecida como “Little Drummer Boy” (“O pequeno tocador de tambor”), mas a maior explosão de popularidade aconteceu com a versão em língua espanhola, feita pelo cantor Raphael na década de 1960.

Aprecie nos seguintes vídeos a gravação de Raphael, acompanhada por uma animação da história do tamborileiro, e uma versão contemporânea da música feita pelo Coral Santiago Apóstol, de Casarrubuelos, também na Espanha.

Abaixo estão as letras em inglês e espanhol, bem como uma livre tradução ao português a partir da versão espanhola.

Emocione-se, arrepie-se, ofereça seu pequeno grande presente ao Menino Deus – Ele vai sorrir para você!


Versão clássica – Raphael


http://pt.aleteia.org/2015/12/30/ainda-e-natal-emocione-se-e-arrepie-se-com-uma-das-cancoes-natalinas-mais-comoventes-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário